Drone gigante levará internet para locais remotos

                                                            
                      Drone ficará no ar por três meses e levará internet para locais remotos


O Facebook finalizou a construção de um drone gigante que garantirá acesso à internet a lugares remotos, que não têm estrutura de telecomunicações. A aeronave não tripulada terá a envergadura de um “Boeing 737” e poderá ficar no ar por cerca de três meses, a uma altura de 18 km a 27 km.

De acordo com o portal Link, do Estadão, o drone feito de fibra de carbono foi nomeado como Aquila e será movido a energia solar. Desenhado pela Connectivity Lab, uma divisão do Facebook, ele foi feito para desenvolver a plataforma do internet.org, no Reino Unido. 

O aparelho também fará a transmissão de dados da web por meio de lasers. O vice-presidente de engenharia e estrutura, Jay Parikh, disse que os testes em laboratório foram satisfatórios e que a tecnologia poderá transmitir dados com uma velocidade dez vezes maior em relação ao que é feito hoje pelas indústrias.

O laser terá o diâmetro de uma moeda de dez centavos e terá alcance de até 16 km de distância. Parikh afirma ainda que o objetivo é “criar uma rede estratosférica de comunicação via laser, que pode se estender até as regiões mais remotas do mundo”.  (Com o Portal Imprensa)

Comentários