Técnicas de jornalismo de dados em curso gratuito

                                                     
Claudia Sanches

Saber lidar com dados se tornou uma habilidade essencial para jornalistas na era digital. O foco do curso online “Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados” é apresentar as principais tecnologias e ferramentas utilizadas no jornalismo de dados. O curso será oferecido em português, entre os dias 3 de agosto a 6 de setembro pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google. Para conhecer o programa e se inscrever os interessados devem acessar o site ournalismcourses.org/TBJD0815.html.

Seguindo a metodologia do “data pipeline” (serviço da web que ajuda a processar e mover dados com segurança entre diferentes serviços de armazenamento), os alunos vão examinar as técnicas presentes em cada etapa do fluxo de trabalho com dados – busca, raspagem, limpeza, análise e visualização –  e aplicadas em projetos publicados por grandes redações do mundo. 

Ao final do curso, os participantes terão as habilidades necessárias para trabalhar com bases de dados, extrair delas análises e produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação.

O curso terá duração de cinco semanas e será ministrado pelos coordenadores da Escola de Dados, Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, e pela repórter investigativa do jornal Houston Chronicle Lise Olsen. Os três instrutores já lideraram diversos treinamentos em jornalismo de dados no Brasil e em outros países. O professor Túlio Pires acredita que os brasileiros vão se beneficiar:

— Os participantes terão um treinamento bem prático sobre como trabalhar com dados em um contexto jornalístico. Hoje a informação, matéria-prima do nosso trabalho, circula em meios digitais e traz novas exigências aos profissionais de comunicação. Eles precisam adquirir habilidades de outras áreas, como ciência da computação, design e estatística. São essas habilidades que pretendemos mostrar aos nossos alunos em cinco semanas.

Além de conhecerem as principais técnicas do jornalismo de dados, participantes residentes no Brasil poderão concorrer a um programa especial em São Paulo: uma visita à sede do Google Brasil, onde participarão em um seminário presencial sobre jornalismo de dados. 

Serão oferecidas pelo menos seis bolsas a jornalistas, professores e estudantes de jornalismo. Graças ao apoio do Google, a ANJ e o Knight Center oferecerão passagem, hotel e ajuda de custo aos bolsistas que venham de fora de São Paulo.

Tanto iniciantes que desejam entender o que é o jornalismo de dados e o contexto em que ele surge até pessoas já familiarizadas com o tema ou que já trabalham neste setor, como designers, desenvolvedores, programadores, editores ou outros interessados em mídias digitais podem participar. Não é necessário ter experiência prévia com conceitos ou ferramentas.

Embora o curso seja gratuito, os participantes que quiserem receber um certificado terão que pagar online uma taxa administrativa de 30 dólares por cartão de crédito. O certificado será emitido apenas para os alunos que participarem ativamente do curso e cumprirem com a maior parte dos requisitos, tais como questionários e exercícios. 

Este é o 15º curso oferecido pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin desde que lançou em 2012 seu programa pioneiro e único no mundo de cursos online abertos e massivos especializados em jornalismo. A iniciativa já beneficiou cerca de 50 mil pessoas de mais de 160 países.

(Com  a Abraji/ABI)

Comentários