Eleições na Grécia

                                                                         

O Syriza, partido do ex-premiê Alexis Tsipras, foi o vencedor das eleições gerais da Grécia neste domingo (20/09)

Primeiros resultados indicam vitória do Syriza em eleições na Grécia; líder da oposição reconhece derrota

      
O Syriza, partido liderado pelo ex-primeiro-ministro, Alexis Tsipras, venceu as eleições gerais antecipadas realizadas neste domingo (20/09) na Grécia com 35,4% dos votos, de acordo com os resultados divulgados pelo Ministério do Interior com a apuração de 31% das urnas. O Ministério declarou que o Syriza possui uma quantidade suficiente de votos para assegurar uma "vitória clara" nas eleições.

O líder do partido conservador Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, reconheceu a derrota no pleito, após descobrir os primeiros resultados oficiais que indicam que seu partido obteve 28,1% dos votos.

"Lutamos a batalha com seriedade, aparentemente o resultado dá a vitória ao Syriza e ao Tsipras. O felicito, o resto discutiremos", afirmou Meimarakis ao chegar na sede do partido, segundo a Agência Efe.

Com a apuração dos votos indicando a vitória do Syriza, autoridades da Europa começaram a se pronunciar, congratulando Tsipras e seu partido. O presidente francês, François Hollande, declarou em entrevista coletiva que o resultado na Grécia é "um sucesso importante para a Europa".

No Twitter, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, postou a seguinte mensagem:  "Acabei de parabenizar Tsipras pela vitória do Syriza nas eleições gregas. Agora um governo sólido e pronto para gerir é necessário com rapidez".

Alexis Tsipras também postou uma mensagem de vitória em seu perfil no Twitter. "O caminho está aberto perante nós para trabalharmos e lutarmos", diz o tuíte. (Com Opera Mudi)

Comentários