Co-produção cubano-espanhola abre XXVIII Festival de cineclubes

                                                                             

O filme ''Espejuelos escuros'' , uma co-produção de Cuba com a Espanha, dirigida por Jessica Rodríguez, com atuações de Laura de La Uz e Luis Alberto García, abre hoje aqui o XXVIII Encontro de Cineclubes Yumurí-2016.

Programado até o 11 de junho, o evento terá como sede principal a centenária sala Velasco de Matanzas , 100 quilômetros ao leste de Havana, e apresentações em centros culturais, salas de vídeo e na escola de arte.

As modalidades convocadas para competir nesta edição são cinema e vídeo, teórico e moderadores de cinema-debate, e como especialidades direção, atuação masculina e feminina, edição, trilha sonora, fotografia, e roteiro.

"É um evento importante da perspectiva dos desafios do atual consumo cultural, para estimular o bom gosto do público. Isso nos fortalece e nos fez crescer", comentou à Prensa Latina Mario Rodríguez Naite, presidente do comitê organizador.

O Encontro realizará um evento teórico com os temas 'O espectador, o cinema contemporâneo e o consumo audiovisual'; e 'O cineclubismo, seu papel perante o consumo cultural e desafios artísticos', e exibirá uma mostra de jovens diretores.

Além disso, estão programadas oficinas e conferências magistrais por realizadores, especialistas e críticos cinematográficos, que falarão sobre documentário, fotografia, edição, roteiro, o jovem cinema cubano, e a montagem.

Yumurí-2016 dedicará um ciclo ao falecido diretor cubano Julio García Espinosa, com filmes do realizador como 'Aventuras de Juan Quinquín', 'El Mégano', 'Cuba baila' (Cuba dança), 'Sexto aniversario', 'La inútil muerte de mi socio Manolo' (A inútil morte de meu sócio Manolo) e 'Reina y Rey' (Rainha e rei).

(Com Prensa Latina)

Comentários