Enchente em Paris faz Museu do Louvre fechar as portas para deslocar parte do acervo

                                                                                                                         Efe
Louvre irá mover obras em áreas inundáveis para andares superiores; após chuvas, rio Sena supera nível de 5 metros e Museu d'Orsay também não abrirá na sexta
    
O Museu do Louvre informou nesta quinta-feira (02/06) que não abrirá as portas ao público na sexta-feira (03/06) por conta da cheia do rio Sena, que inundou parte de Paris. O Louvre, que também fechou mais cedo nesta quinta, deverá deslocar para andares de cima obras do acervo que se encontram em setores inferiores.

A organização do museu declarou que irá pôr em prática o PPRI (Plano de Prevenção de Riscos de Inundação). “O objetivo [do PPRI] é acomodar as obras situadas nas zonas inundáveis ao transferi-las para os andares superiores. 

A equipe do Louvre está mobilizada para isso”, declarou a direção do museu por meio de um comunicado, acrescentando que a medida foi adotada “a título de prevenção”.

O Sena atingiu na tarde desta quinta o nível 5,13 metros e, segundo o Ministério do Meio Ambiente francês, poderá chegar a 5,90 metros na sexta. Em 1910, o rio atingiu 8,42 metros, nível mais alto já registrado.

O Museu d’Orsay, localizado próximo ao Louvre, também anunciou que permanecerá fechado na sexta-feira.

Após dias de chuva, foi estipulado nesta quinta o alerta laranja para 12 departamentos do país, inclusive na capital Paris. Ao menos uma pessoa morreu na França e outras oito morreram na Alemanha por conta das chuvas.

Cerca de 5.000 pessoas que vivem em regiões próximas a Paris afetadas pelas chuvas foram deslocadas de suas casas desde o último fim de semana. “A situação permanece tensa e difícil em diversas áreas. Ainda temos muitas preocupações”, declarou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que visitou a cidade de Nemours, ao sul de Paris, onde uma equipe trabalha para controlar os efeitos da enchente.

(Com Opera Mundi)

Comentários