Obama admite que brecha entre ricos e pobres é ampla

                                                                       

O presidente Barack Obama disse  que a brecha entre ricos e pobres nos Estados Unidos é ainda demasiado ampla e acusou os republicanos de torpedear iniciativas para criar postos de trabalho mais rápido.

Em sua tradicional mensagem dos sábados, dado a conhecer em Elkhart, Indiana, a primeira cidade que visitou como presidente e um das regiões mais afetadas pela recessão, Obama promoveu o progresso econômico conseguido durante seus sete anos no cargo e pediu aos estadounidenses aproveitar esse progresso mediante o apoio a programas que ajudam à classe média.

Assinalou que o desemprego na atualidade diminuiu por volta de 4%, mas os desempregados estão cobertos pelo seguro médico e mais filhos de famílias se graduam da escola secundária, entre outros lucros de seu governo.

Assim mesmo considerou como decisões inteligentes de sua administração resgatar à indústria automotriz, ajudar às famílias a refinanciar suas moradias, investir em coisas como a fabricação de alta tecnologia, energia limpa, e a infraestrutura que cria novos postos de trabalho bons, entre outras ações.

Sublinhou que graças a essas medidas, em pouco mais de seis anos se criaram 14,5 milhões de postos de trabalhos e o desemprego se reduziu à metade.

Pese a esses avanços, o mandatário urgiu a fazer mais em prol da classe média e os trabalhadores estadounidenses e argumentou que a retórica anti-imigrante do virtual candidato republicano às eleições de novembro, Donald Trump, "é perjudicial para os esforços econômicos".

Em outra parte de sua mensagem, o presidente criticou os republicanos, segundo ele, por impulsionar políticas fiscais que beneficiam os ricos.

Essa é a eleição que faremos neste ano, sublinhou, entre as políticas que elevam os salários, e as políticas que não o farão, entre o fortalecimento da Segurança Social e o que é mais generoso, ou o que é mais difícil para ajudar às pessoas a poupar e a sua retiro.

Assim mesmo referiu-se ao fortalecimento das regras a Wall Street para evitar outra crise, ou seu desmantelamento, a um código tributário que é justo para as famílias, ou os recortes de impostos a uns poucos afortunados no país.

A mensagem de Obama tem como palco um repunte nas pesquisas do tema econômico na atual contenda pela Casa Branca, onde 19% dos participantes em uma mostra de Gallup levou o tema à cabeça da lista entre suas prioridades.

(Com Prensa Latina)

Comentários