Comunicado do Comitê Executivo do Movimento Continental Bolivariano-MCB contra a ingerência da Organização dos Estados Americanos-OEA na Venezuela

                                                                        

SEM INGERÊNCIA IMPERIALISTA!

TODA A PÁTRIA GRANDE COM A VENEZUELA

Com indignação e firmeza, repudiamos a solicitação apresentada pelo secretário da OEA, Luis Almagro, na qual invoca o artigo 20 da Carta Democrática Interamericana, com a “velada” intenção de estimular um golpe de Estado na República Bolivariana da Venezuela e enterrar o processo revolucionário, que foi encabeçado polo comandante Hugo Chávez desde 1998.

As forças políticas que conformamos o Movimento Continental Bolivariano-MCB, com presença em vários países da Nossa América e do mundo, desde os nossos respectivos locais de luta, somamo-nos na defesa e na solidariedade ativa e combativa com o irmão povo venezuelano.

Sem dúvida, o nome de Almagro tem sido colocado na obscura galeria de lacaios do imperialismo, que tanto dano tem causado ao longo da história dos nossos povos. Repudiamos atitudes de subserviência como essa e reafirmamos a nossa defesa da Revolução Bolivariana, entendendo que a integração das lutas populares pela libertação da Nossa América como Pátria Grande é o caminho para atingir a verdadeira independência dos nossos povos.

Reconhecemos, com admiração e total segurança, a engenhosidade, a criatividade, a disciplina, a organização e a combatividade do povo venezuelano, que a Revolução Bolivariana deve aprofundar na luta pela libertação nacional e pelo socialismo de base.

Na Venezuela cresce, dia após dia, o exemplo da democracia como expressão real da vontade das maiorias, uma democracia que se tem revelado em avanços concretos na saúde, educação, moradia, trabalho, segurança social e ampliação geral de direitos para o povo trabalhador. É esse exemplo que vem sendo confrontado e sabotado pelo capital transnacional liderado polo imperialismo estadunidense, utilizando de maneira permanente uma campanha global de mentiras e enganos.

Fazemos um apelo às organizações políticas, movimentos populares, revolucionários e revolucionárias, aos bolivarianos e anti-imperialistas do continente, a cerrar fileira na  defesa da revolução bolivariana, frente a esse novo ataque imperial, somando-nos com diferentes expressões de solidariedade e repúdio perante esse novo ataque intervencionista.

A Pátria Grande constroi-se dia a dia em cada um dos nossos povos e na solidariedade internacionalista que fazemos nossa no MCB.

Não ao intervencionismo estadunidense!
Solidariedade com a Pátria de Bolívar e Hugo Chávez!

Najeeb Amado, Carlos Casanueva, Narciso Isa Conde e Carlos Morais
Pelo Comitê Executivo do MCB

A Nossa América, 1º de junho de 2016

Comentários