Série "Resistir é preciso" conta histórias de jornais alternativos na época da ditadura

                                                                       
                                      Série foi produzida pelo Instituto Vladimir Herzog

Uma coleção de exemplares de jornais alternativos e clandestinos que circularam pelo Brasil no período da ditadura militar deu o insight que o jornalista Ricardo Carvalho precisava para produzir a série "Resistir é preciso". 

O material que serviu de inspiração para Carvalho pertence ao ativista social e historiador José Luiz del Roio. "Eu conhecia a imprensa alternativa, muito pouco da imprensa clandestina e nada da imprensa de exílio. E ele tinha tudo", disse, em entrevista ao O Globo.

Carvalho decidiu levar a ideia ao Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo (SP), e gravou uma série de dez programas de meia hora. A atração estreou  quinta-feira (9/6), às 18h, no History Channel Brasil. 

Com narração do ator Othon Bastos, o programa resgata trechos da história por publicações e depoimentos de jornalistas, escritores e ativistas que usaram a imprensa escrita para resistir ao golpe de 1964.

O jornal Correio Braziliense, primeiro diário brasileiro, editado em Londres e vetado pela Corte Portuguesa, lança a produção que também conta a história de publicações como a Pif Paf, O Pasquim, Brasil Mulher, Opinião, e Lampião.

(Com o Porta, Imprensa)

Comentários