Cola mal censura a blog de jornalista


                                                                                                       Reprodução
                                       
                         Jornalista sofreu censura de delegados da força-tarefa da Lava Jato

Em editorial publicado nesta quinta-feira (2/6), a Folha de S.Paulo critica a decisão da Justiça do Paraná que determinou que fossem retirados do ar textos do blog do jornalista Marcelo Auler, que questionavam a Operação Lava Jato. 

O texto diz que a iniciativa em favor da censura considera que a única liberdade de expressão válida é a que reitera os próprios princípios. "Vários personagens e instituições protagonizaram esse deprimente enredo ao longo da experiência política brasileira", afirma.

Auler foi acionado na Justiça pelos delegados da Polícia Federal Erika Marena e Mauricio Moscardi Grillo, que integram a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Além da retirada do conteúdo, a Justiça proibiu que novas reportagens fossem publicadas “com o conteúdo capaz de ser interpretado como ofensivo ao reclamante”.

A Folha observa que qualquer pessoa tem o direito de recorrer aos tribunais caso se sinta injuriado, caluniado ou difamado, mas que a Justiça nunca deveria estabelecer a retirada de circulação de textos opinativos, sobretudo quando diz respeito a autoridades públicas.

"É espantoso que, depois de quase 30 anos de vigência de um regime constitucional democrático, magistrados ainda lidem mal com um princípio tão claro e inegociável nas sociedades civilizadas", opina. "Nada seria melhor para as autoridades da Lava Jato, todavia, do que se mostrar imune a críticas - e não procurar silenciá-las, como se delas tivessem efetivo receio", finaliza.


ABI: Justiça do Paraná revive censura prévia


NOTA OFICIAL

A Associação Brasileira de Imprensa denuncia o restabelecimento da censura através da decisão da Justiça do Paraná ao determinar a remoção de textos e proibir reportagens sobre a Operação Lava-Jato e a Polícia Federal publicados no Blog do jornalista Marcelo Auler. A ABI entende, sem entrar no mérito das denúncias veiculadas pelo blog, que as liminares concedidas pelo 8º Juizado Especial e pelo 12º Juizado Especial Cível ofendem a Constituição e representam grave ameaça à Liberdade de Imprensa e ao Estado de Direito.

A medida proferida pela Justiça de Curitiba representa também perigoso precedente ao exumar mecanismos de controle da expressão do pensamento usados sem parcimônia durante a ditadura militar. A Carta de 1988 garante o livre acesso à informação e à circulação de ideias, postulados que não podem ser violados sob qualquer pretexto.

Na visão da ABI, as autoridades que se sentiram ofendidas pelo blog dispõem de outros instrumentos legais para se socorrerem das acusações a elas endereçadas, sem a necessidade de vivificar procedimentos de caráter autoritário que se acreditavam sepultados para sempre com o fim do regime de 1964.

Domingos Meirelles
Presidente da ABI

(Com Portal Imprensa/ABI)

Comentários