FUNDAÇÃO DINARCO REIS PROMOVE LANÇAMENTO DA AGENDA 2017, INICIANDO COMEMORAÇÕES EM TORNO DOS 100 ANOS DA GRANDE REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE OUTUBRO DE 1917

                                 

"No dia 25 de outubro, realizou-se, no Sindicato dos Petroleiros do Rio, o evento de lançamento da Agenda 2017 produzida pela Fundação Dinarco Reis/PCB, em comemoração ao centenário da Revolução Bolchevique na Rússia de 1917. A mesa do evento foi composta pelos camaradas Dinarco Reis Filho, presidente da FDR; Marta Barçante, Secretária da Fundação e dirigente nacional do PCB; Ricardo Costa (Rico), Secretário Nacional de Comunicação e Heitor Cesar de Oliveira, também membro do Comitê Central do PCB.

O camarada Rico destacou o trabalho coletivo responsável pela produção da agenda e fez um breve resgate histórico dos eventos que, ao longo do ano de 1917, levaram à conclusão do processo revolucionário russo, iniciado no ano de 1905, quando as amplas mobilizações populares, mesmo derrotadas pelo regime czarista, contribuíram para a formação dos Sovietes, órgãos de representação proletária que tiveram papel fundamental nas lutas em 1917. Falou sobre a liderança de Lenin e dos bolcheviques, sem os quais não haveria a condução firme no sentido da revolução socialista, cujo legado continua a orientar, nos dias de hoje, a ação dos revolucionários em todo o mundo, em especial num momento de ascensão do pensamento conservador e do fascismo.

A camarada Marta expôs o trabalho feito com o levantamento das informações para a composição dos verbetes, textos e imagens da agenda, fazendo menção à atuação das mulheres, tais como Alexandra Kolontai e Nadezdha Krupskaia, no processo revolucionário e na estruturação da legislação da URSS e dos países socialistas, muito adiantada em relação aos direitos da mulher.

Já o camarada Heitor abordou o papel de Lenin, dos bolcheviques e da Revolução de Outubro na conformação de um novo modelo de intervenção política na História do Socialismo, rompendo a perspectiva reformista socialdemocrata e criando condições para o desenvolvimento de ações revolucionárias que, além da Revolução Russa, desencadearam processos anticapitalistas em todo o mundo, ao longo do século XX, exercendo importante pressão sobre governos burgueses e patrões e garantindo conquistas sociais e trabalhistas. 

Hoje, quando a onda conservadora se expande, é preciso manter a firmeza ideológica e continuar apostando na força das lutas populares e dos movimentos de massas para a resistência contra os ataques dos capitalistas sobre a classe trabalhadora, sem se perder na opção pela conciliação de classes, caminho que tem demonstrado ser desastroso para os trabalhadores e as trabalhadoras.
                                                           
Outros militantes e amigos do PCB presentes fizeram uso da palavra, parabenizando a Fundação Dinarco Reis pela iniciativa. Destaque-se a presença da camarada Zuleide Faria de Mello, membro do Comitê Central do PCB, que também se dirigiu aos presentes para reafirmar a necessidade da luta revolucionária contra o capitalismo. Após as falas, a Fundação ofereceu a todos um singelo coquetel, encerrando o evento."

(Com o Portal do PCB)

Comentários