Especial. Matéria da Al Jazeera

                                                                        Patrick Baz

                       A evolução da fotografia de guerra

Da guerra civil do Líbano à aquisição de Mosul e Aleppo pelo ISIL, como a fotografia de guerra mudou ao longo dos anos?

A fotografia de guerra evoluiu desde a guerra civil do Líbano de 1975 a 1990, influenciada pelo advento das novas tecnologias e da internet. No entanto, muitas das questões éticas daquela época continuam relevantes hoje, inclusive quando colocar a câmera em baixo e como avaliar adequadamente os perigos do trabalho.

Três fotógrafos de guerra libaneses - Aline Manoukian, Patrick Baz e George Azar - falaram com a Al Jazeera sobre suas próprias experiências sobre conflitos e sobre quais fatores moldaram a profissão nas últimas décadas.

O fotógrafo de guerra acidental

                                                                 
Como mulher, Aline Manoukian diz que não foi levada a sério quando começou a fotografar a guerra civil do Líbano [Krista Boggs / Al Jazeera]

"Eu comecei a ser um fotógrafo de guerra por engano", diz Aline Manoukian, observando que ela estava no início dos anos 20 quando ela voltou para o Líbano depois de estudar a história da fotografia nos Estados Unidos .

"Ninguém me levou a sério no começo, mesmo que eu estivesse assumindo os mesmos riscos que os homens", diz Manoukian,  observando que ela foi a primeira fotógrafa de guerra no Líbano . 

Ela lembra que ele pousou sua primeira bola fotográfica em 1984, no bairro de Beirute, em Ras al-Nabaa, no momento em que estava bloqueado, completamente cercado por atiradores.

Manoukian não conhecia esses detalhes quando um conhecido perguntou se gostaria de tirar fotos de trabalhadores que distribuíam pão em Beirute. Ela concordou, e no dia seguinte ela se encontrou dentro de uma ambulância da Cruz Vermelha, tirando fotos enquanto o veículo evitava cascos que caíssem de todas as direções.

Quando ela tirou suas fotos para o jornal local, os editores a olharam contra choque: "Como você conseguiu entrar?" Eles perguntaram, de acordo com a lembrança de Manoukian. "Ninguém tem acesso a essa área agora!"

A partir de então, foi oficialmente encarregada de cobrir a guerra civil.

Décadas depois, Manoukian, agora uma mãe, reconhece a angústia que seus pais teriam enfrentado ao saber que ela estava entrando na linha de fogo para cobrir a guerra. As linhas telefônicas geralmente caíram, de modo que transmitir suas fotos fora do país pode demorar horas.

                                                                  
O campo palestino de Burj el-Barajneh, localizado perto de Beirute, é retratado em 1988 [Aline Manoukian / Al Jazeera]

Manoukian eventualmente passou a se tornar o chefe de gabinete da Reuters, recebendo grande elogio por suas fotografias. Mas em 1989, ela optou por deixar o Líbano para Paris, prometendo nunca mais revogar outra guerra. Tendo testemunhado muitas cenas de violência e morte, sentiu que nada a afastava mais.

"Eu tive algumas chamadas próximas", diz ela. "Uma vez, testemunhei uma execução surpresa ao meu lado. Eu tinha o sangue da pessoa por toda a minha cara".

WATCH: Omran Daqneesh e os limites da fotografia de guerra

O número emocional de tais eventos assumiu Manoukian é claro. Hoje, ela toma medicamentos para ajudar a lidar com a ansiedade, embora nunca tenha sido especificamente diagnosticada com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

A dessensibilização de Manoukian para a violência a atingiu especialmente quando ela viajou para a Armênia em 1988 para cobrir um terremoto; Apesar de ser de ascendência armênia, sentiu-se incapaz de simpatizar com as vítimas.

"Eu precisava de uma grande dose de tragédia para sentir qualquer coisa", diz ela. "Eu nunca tomei drogas. Mas é como se você oferecesse um viciado em drogas, que faz heroína durante toda a vida, uma articulação. E você pensa:" O que eu faço com isso? "

Perguntado para cobrir o conflito na Iugoslávia na década de 1990, ela recusou. "Eu senti como se eu tivesse meus pés em cimento", diz ela. "Eu não poderia ir para cobrir outra guerra".

Adicto ao ofício


O Líbano tornou-se o campo de treinamento do fotógrafo de guerra Patrick Baz [Colin Bertier / Al Jazeera]
"Eu sempre quis estar onde a ação aconteceu, nunca senti que tive uma missão", diz o fotógrafo francês-libanês Patrick Baz. "Eu só queria tirar fotos e contar uma história. Eu tinha um vício de notícias".

Apenas 12 quando a guerra do Líbano entrou em erupção, Baz começou a trabalhar como fotógrafo de guerra na adolescência.

O Líbano tornou-se seu campo de treino. Fotografando a invasão israelense em 1982, ele lembra a dificuldade em cobrir um conflito que estava se desenrolando em seu próprio país. "Foi muito difícil porque tive que ser neutro em um país - meu país - que estava sendo ocupado", diz Baz.

Começando como fotógrafo freelancer no Líbano, ele passou a cobrir vários outros conflitos regionais para a agência de notícias AFP, desde a primeira Intifada na Palestina , até a Guerra do Golfo, até o conflito na Líbia e muitos outros.

"Quando cheguei em Sarajevo, fiquei chocado. Estava frio, os lutadores e os atiradores estavam em toda parte, isto era guerra", lembra Baz.

"Eu estava acostumado com a" maneira libanesa "de fazer guerra. Você sabe que luta, sim, mas então você iria fazer uma pausa, você iria às montanhas, e mais tarde você voltaria", ele brinca.

Por ser francês-libanês, Baz diz que alguns de seus colegas e membros da comunidade local questionaram sua neutralidade, uma reivindicação que ele rejeita. Baz também acredita que ser um fotógrafo de guerra é "uma profissão mais egoísta, se você é um homem ou uma mulher, você deve ser solteira", pois é muito difícil deixar uma família para trás quando se dirige a uma nova missão.


Baz fotografou as conseqüências de um carro bomba em Beirute em 1985 [Patrick Baz / Al Jazeera]
Baz descreve seus anos como um fotógrafo de guerra com uma analogia preocupante: "É uma droga. Você quer isso de novo e de novo. Eu era como [personagem do livro de quadrinhos francês] Obelix - eu caí nisso quando criança e fiquei viciado".

Em 2014, ele deveria cobrir a guerra em Gaza , mas no final ele percebeu que não podia ir. Seu corpo e sua mente finalmente tinham o suficiente, e ele percebeu que estava lutando com o PTSD.

Embora tenha passado pela terapia, Baz diz que perdeu todo o interesse pela guerra e nem quer mais olhar para as histórias de guerra. Hoje, ele trabalha para o departamento corporativo da AFP.

Ao longo de todos os anos, alguns dos sentimentos mais fortes de Baz foram em funerais de tiro: "Houve momentos em que eu me recusei a disparar nessas ocasiões. Pareceu-me uma invasão de privacidade".

Combinando arte e tecnologia

                                                                                                         George Azar
"Quando eu voltei para o Líbano como adulto, o que testemunhei se assemelhava a uma cena de Mad Max - um mundo de caos onde todos tinham uma arma", o jornalista George Azar diz [Bilal Tarabey / Al Jazeera]

Quando George Azar, americano de descendência libanesa, chegou a Beirute em 1981, suas memórias de infância de visitas de verão ao país foram destruídas.

"Quando voltei para o Líbano como adulto, o que presenciei parecia uma cena de Mad Max - um mundo de caos onde todos tinham uma arma", diz Azar. "Se você tivesse uma arma, você tinha autoridade. Era um mundo louco, mas sobreposto sobre uma bela cidade e lugares aos quais eu estava preso".

Como ele descreve no documentário Beirut Photographer , Azar viajou para o Líbano para contrariar o que ele sentia ser um viés de mídia sobre como o conflito estava sendo coberto pela mídia norte-americana. Separá-lo de outros correspondentes estrangeiros foi a sua determinação em viver em Beirute durante vários anos durante a guerra, ao contrário de colegas que parabenavam dentro e fora do país e do conflito.

Azar sabia há muito tempo que queria ser jornalista. O primeiro carro-bomba que ele disparou revelou-lhe o verdadeiro alcance do conflito. "Eu pensei que iria ver um veículo explodido", ele lembra. "Quando cheguei, vi todo o bloco ter sido despedaçado".

Pensando em seus primeiros trabalhos, ele acredita que o conteúdo foi capaz de compensar sua falta de conhecimento técnico. Sua carreira subiu quando cobriu vários conflitos, trabalhando como fotojornalista e documentarista e ganhando inúmeros prêmios. Hoje, ele está de volta ao Líbano, onde ele ensina na Universidade Americana de Beirute.


Os trabalhadores civis de resgate evacuam o piso superior de um prédio de apartamentos de alto escalão atingido por escudos de artilharia em Beirute em 1984 [George Azar / Al Jazeera]

A motivação para ser fotógrafo de guerra durante a guerra civil do Líbano nunca foi econômica, lembra.

"Você faz isso [fotografia de guerra] porque é importante para você", diz ele, lembrando inúmeras chamadas próximas durante o conflito, inclusive sendo seqüestrado seis vezes e quase executado.

Ao contrário de alguns colegas que descrevem a década de 1980 como a era de ouro dos fotógrafos de guerra, o Azar tem uma perspectiva diferente. Havia menos fotografos de guerra durante esse tempo, exceto em certos momentos de pico, e a remuneração não era melhor ou pior do que hoje, diz ele.

Ele descreve a fotografia como uma combinação de arte e tecnologia, com os dois elementos "intimamente entrelaçados".

Azar também se lembra de debater se era "certo" gravar um vídeo de um incidente que se desenrolou durante a guerra de Gaza em 2006.

"Quando meu motorista não apareceu para trabalhar uma manhã em novembro de 2006, eu correu para sua aldeia depois de ouvir que foi atingido pelo fogo de artilharia israelense. Quando cheguei, encontrei ele sentado na porta desta casa em suas piscinas Sangue da família. Fui confrontado com a questão moral de se filmar ou não. Depois de reconfortá-lo um pouco, escolhi filmar o evento, para que não fosse despercebida, por causa da história ", diz Azar.


(Com a Al Jazeera)

Comentários