Bater junto ao coração de cada comunidade

                                                                                    Miguel Febles Hernández


CAMAGUEY.– Ao comemorar, em Camaguey, o 57º aniversário da Federação das Mulheres Cubanas (FMC), milhares de mulheres desta província, em nome de todas as afiliadas a essa organização feminina, ratificaram sua vocação patriótica, lealdade e decisão de luta no empenho por construir uma sociedade próspera e sustentável.

Reunidas no amanhecer de 23 de agosto, na histórica Praça de San Juan de Dios, Monumento Nacional, as mulheres coincidiram em que a defesa da pátria socialista se mantém como a tarefa principal da organização, única maneira de que existam novas e melhores oportunidades para a mulher.

«Como imaginar que as meninas cubanas poderiam frequentar uma escola de arte e chegar a ser como eu, primeira bailarina, sem riqueza alguma, somente com vocação e valores humanos aprendidos com minha família e meus professores», declarou Lizandra Gómez de la Torre, delegada ao 21º Festival Mundial da Juventude e os Estudantes.

Nas palavras centrais do ato, Martha Ayala Ávila, membro do Bureau Político do Partido, mencionou os desafios que enfrenta hoje a organização e que em nada escurecem as conquistas, a contribuição e o crescente protagonismo da mulher na gigantesca obra da Revolução.

A tais desafios também se referiu Teresa Amarelle Boué, membro do Bureau Político do Partido e secretária-geral da FMC, quem insistiu na necessidade de consolidar um trabalho mais efetivo na base, que rompa esquemas, estereótipos e se adeque aos requerimentos de cada momento histórico.

«Assumimos o compromisso, precisou, de trabalhar para modificar condutas negativas, conseguir um comportamento social respeitoso, sensibilidade diante dos problemas e a busca de sua solução, e incutir valores morais e cívicos, como a honradez, a honestidade, a decência e a solidariedade».

Ao concluir a intervenção, Teresa Amarelle Boué exortou as mulheres cubanas a respaldar, junto a todo nosso povo, dois importantes acontecimentos que começam em setembro próximo: o novo ano letivo e as reuniões de indicação de candidatos para delegados do Poder Popular.

Durante o ato central pelo 57º aniversário da FMC entregaram-se estímulos a algumas provincias destacadas, como Camagüey, Granma, Santiago de Cuba e Las Tunas; enquanto Pinar del Río e Guantánamo mereceram um reconhecimento especial.

(Com o Granma)

Comentários