Trump a Kim: "Meu botão nuclear é maior e funciona"

                                                        
"O meu é maior do que o seu", diz Trump

Em referência a declaração na mensagem de Ano Novo do líder asiático, presidente americano enfatiza que capacidade armamentista dos EUA é maior e mais eficaz que a da Coreia do Norte.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu no Twitter, nesta quarta-feira (03/01), ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que dois dias antes dissera ter acesso ao botão nuclear "o tempo todo", advertindo que tem um botão similar, só que "muito maior e mais poderoso".

"O líder norte-coreano Kim Jong-un acaba de dizer que o 'botão nuclear está sobre sua mesa todo o tempo'. Alguém do seu regime esgotado e faminto pode por favor informá-lo de que eu também tenho um botão nuclear e que é muito maior e mais poderoso que o dele. E o meu funciona!", escreveu Trump, em sua conta pessoal do Twitter.

A afirmação do presidente americano é também uma reação a imagens divulgadas nesta quarta-feira, nas quais o líder norte-coreano mostra a capacidade de pressionar o botão nuclear a qualquer momento.

A resposta foi dada no mesmo dia em que os EUA anunciaram a possibilidade de promover novas sanções à Coreia do Norte, mesmo após ela e a Coreia do Sul terem reativado sua linha de comunicação O Sul propôs ao Norte a realização de uma reunião de alto nível, possivelmente no próximo dia 9.

O encontro, ainda não confirmado por Pyongyang, seria o primeiro do gênero entre os países vizinhos, em mais de dois anos, transcorrendo num momento de especial tensão na península coreana, devido ao intenso desenvolvimento armamentista norte-coreano.

(Com a Deutsche Welle)

Comentários