Conheça os benefícios do atum para a saúde

                                    

O consumo de peixes é ótimo para a nossa saúde, especialmente algumas espécies ricas em propriedades nutritivas, como o atum e salmão. O atum é fácil de incluir em qualquer cardápio e quando consumimos crus, à moda japonesa, preservam a totalidade dos seus nutrientes.

O atum é um dos alimentos mais completos em nutrientes, rico em vitaminas e minerais. Este peixe contém grande quantidade de magnésio, conhecido também como o mineral anti-estresse, indispensável para o bom funcionamento dos nervos e músculos. 

O magnésio também ajuda a evitar a formação de pedra nos rins e na vesícula. Por outro lado, o atum também possui mais proteína que carne bovina, e é rico em fósforo e selênio, um antioxidante que previne o envelhecimento e o amadurecimento celular, afastando o risco de tumores. Com grande quantidade de potássio, mais que o salmão, o atum ajuda a regular a pressão arterial e o equilíbrio da água no organismo.

Habitante das regiões oceânicas tropicais e subtropicais, o atum possui um corpo alongado, fusiforme, e uma grande boca alongada. Suas barbatanas dorsais são bem separadas, ajustáveis a um sulco no dorso, enquanto que a caudal bifurcada ostenta duas quilhas de queratina. O dorso deste peixe possui uma coloração azul escuro, enquanto que no ventre e nos flancos o prata predomina.

O atum é considerado um alimento fonte de proteína de alto valor biológico e com baixo teor de gorduras saturadas, sendo uma excelente fonte de vitamina B3, relacionada às reações para produção de energia no corpo; vitamina B12, que participa na formação das hemácias e no funcionamento do sistema nervoso central e vitamina B6, auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras. O peixe também figura dentre as limitadas fontes alimentares de vitamina D, relacionada não somente à saúde dos ossos, mas também atuando no sistema imunológico e neurológico.

Um dos grandes destaques do atum está relacionado ao ômega-3, um ácido graxo essencial, necessário que pode ser obtido por meio da alimentação, pois não é capaz de ser sintetizado pelo organismo. O consumo de ômega-3 nas formas EPA e DHA, encontradas em peixes de águas marinhas, consiste num aliado na proteção do organismo frente a eventos cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral.

Peixes e carnes, no geral, precisam de uma atenção extra na hora da compra. Isso porque a tendência a transmitirem doenças se mal processadas ou limpas de forma errada é maior. Fique atento às cores do peixe, ao brilho do olho e às escamas. O mesmo serve para as latinhas. Se estão amassadas ou abertas, descarte-as. Se abrir uma lata e verificar que o conteúdo tem um aspecto esquisito ou o sabor e o odor estão alterados, também é melhor não comer.

(Com a Rádio Internacional da China)

Comentários