Documentário de Silvio Tendler inaugura Cineclube.Doc.

                                                           
                                                   
Vencedor do prêmio Júri Popular de melhor documentário longa-metragem do Festival do Rio 2017, “Dedo na Ferida,” de Silvio Tendler, abrirá a série de filmes e documentários do Cineclube.Doc, uma parceria do Projeto #Colabora com a Casa Pública. O filme promove uma imersão no sistema financeiro atual e em suas contradições.

A exibição será no dia 4 de abril, às 18h30, na Casa Pública, na Rua Dona Mariana 81, em Botafogo.

O Cineclube.Doc tem como proposta apresentar filmes e documentários que tratem de temas contemporâneos. As exibições serão seguidas de um bate-papo com diretores, atores ou especialistas sobre a questão abordada em cada produção.

A primeira edição contará com a presença do diretor Silvio Tendler, que vai liderar a roda de conversa após a exibição.

Confirme presença aqui: https://goo.gl/PqQYcS

A entrada é franca e sem inscrição mas o espaço está sujeito à lotação.


Sobre Silvio Tendler

Conhecido como "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em sua obra personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella. Tendler já produziu mais de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-­metragens. 

Em 1981 fundou a Caliban Produções Cinematográficas, direcionada para biografias históricas de cunho social. Seus filmes são resgates da memória brasileira e inspiram os espectadores à reflexão sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento. 

Parte das pesquisas de seus filmes tem origem no volumoso acervo particular de imagens, com mais de dez mil títulos sobre a História do Brasil e do mundo dos últimos 50 anos. 

Ele detém as três maiores bilheterias de documentários do cinema brasileiro: "O Mundo Mágico dos Trapalhões" (1 milhão e 800 mil espectadores), "Jango" (1 milhão de espectadores) e "Anos JK" (800 mil espectadores).

Dirigiu "Milton Santos, o mundo global visto pelo lado de cá", "Os Advogados contra a ditadura" e "Militares que disseram não". Em 2017, lançou Dedo na Ferida", premiado no Festival do Rio na categoria Melhor Documentário eleito pelo Juri Popular.

Sobre Dedo na Ferida

O filme trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. 

Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto o capital só aspira à concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, intelectuais lutam para transformar o mundo levantando temas como fim dos direitos sociais, desemprego, mercado e o ressurgimento de movimentos extremistas.

Ficha Técnica:
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Silvio Tendler  e Sérgio Barbosa de Almeida
Empresa produtora: Caliban
Produção: Maycon Almeida
Fotografia: Lucio Kodato
Montagem: Francisco Slade

Comentários