ESCOMBROS MORAIS


                                                                      

José Batista Pinheiro (*)

Contristados e apreensivos assistimos, pelas redes de televisão do mundo, montanhas de escombros, ruínas e devastações acontecidos em regiões da Ásia onde são comuns esses fenômenos devastadores da natureza provocados por guerras, terremotos, maremotos, tsunami, vulcões e outras infelicidades. Ficamos pensativos e comovidos em vermos as populações correndo de um lado para o outro a procura de abrigo e outros tentando salvar sobreviventes em baixo dos destroços de moradias, prédios públicos, rodovias e outras edificações.

 Ficamos imaginando a grandeza do Brasil com seu território continental livre de todas essas vicissitudes próprias das alterações físicas do planeta em seu crescimento ou envelhecimento. O noticiário divulga que os mortos dos desastres da natureza na Ásia atingem milhares de pessoas. Um número expressivo sabendo-se que essas desgraças aconteçam por lá com muita frequência. Será que Deus foi injusto com os povos que habitam as regiões asiáticas? Acreditamos que não. A Justiça divina se faz sentir em todas as pelejas que os humanos têm que enfrentar no decorrer de sua efêmera existência.

Aqui no nosso país não podemos ficar alheios aos nossos reveses. Sem o noticiário exploratório da imprensa internacional vivemos dificuldades, muito maiores e sem alarde, todos os anos. Morrem no Brasil anualmente 50.000 seres humanos, a maioria jovens, vítimas de desastres rodoviários, assassinatos e drogas. Aumenta o número de desempregados, analfabetos e doentes. Apesar de sermos um país em ascensão econômica, de povo bom, trabalhador e generoso, enfrentamos os escombros morais e vergonhosos de nossas autoridades governamentais no trato com a falta de segurança, baixa escolaridade, saúde precária e outros entraves que sofrem os filhos desta Pátria amada.

O braço da Providência Divina nos deu a alternativa de sermos um paraíso da humanidade ou um inferno dantesco. Os piores governantes da terra se estabeleceram neste pedaço do planeta apenas em busca de suas vaidades e dos seus interesses pessoais fazendo em nosso país montanhas de escombros de impunidades, malversação do erário e outros crimes hediondos contra o nosso povo.  Até quando?

(*) José Batista Pinheiro é  coronel reformado do Exército Brasileiro

(Rio de Janeiro, 21.03.2018)



Comentários