PENITENCIÁRIAS SEM GRADES

                                                           

José Batista Pinheiro (*)
      
      Não é para prender assaltantes de bancos, corruptos de colarinho branco nem assassinos. Apenas vislumbramos a possibilidade de conseguir abrigos provisórios para moradores de ruas que vivem na mais cruenta penúria do que cachorro abandonado. Esses pobres animais que catam migalhas nas ruas para comer os poderes públicos são misericordiosos com eles, pois são laçados e recolhidos aos abrigos para animais onde os doentes e velhos são sacrificados. 

A natureza humana não permite que façamos isso com os nossos semelhantes,  aumentando assim, mais o sofrimento de nossos irmãos abandonados. Quem assistir a disputa dos catadores de lixo com os caminhões de coleta dos resíduos das ruas, das casas e dos edifícios ficará triste e com uma sensação de náusea e culpa ao ver uma multidão de homens, mulheres e até crianças metendo a mão no lixo fétido e podre catando restos de papel, plásticos, garrafas e outros dejetos, para vender e apurar alguns trocados para saciar a sua fome. Essas pobres criaturas, pelas circunstância da sua vida miserável, são quase todas irrecuperáveis. Muitos já incorporaram o vício das drogas e da cachaça que é mais barato.

Trata-se de um problema estrutural grave da sociedade moderna. No mundo atual as máquinas e os robôs estão substituindo a maioria da mão de obra humana, gerando desemprego e mais pobreza na sociedade. Assim as pessoas mais qualificadas vão ganhando espaço no mercado de trabalho e as menos qualificadas, que são a maioria, vão marchando acelerado para a indigência. Inversamente, os países estão ficando cada vez mais ricos com o advento das técnicas de produção e fabricação de bens usando métodos mais modernos que a avançada ciência remete aos poderes públicos e privados. 

Está na hora dos governantes irem pensando em construir abrigos tipo penitenciária sem grades, com infraestrutura simples para os desesperados terem, ao menos, onde comer e se abrigar esperando que o destino, que é o mandatário de todas as coisas, abaixo de Deus, cumpra o seu dever de resolver esse problema. Talvez essa medida possa diminuir o uso das penitenciárias com grades para malfeitores. Não é um mau presságio, é apenas uma constatação.

(*) José Batista Pinheiro é Cel Ref EB  (Rio de Janeiro, 16.04.2018)


Comentários