Começa em Havana a 9ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular. Nela será eleito o sucessor do presidente Raúl Castro Ruz

                                                                        
A partir das 9h00 de hoje começa a sessão constitutiva da 9ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), no Palácio das Convenções de Hanana.

Neste primeiro dia de sessões se procederá, segundo o legislado, da seguinte forma:

÷÷ A presidenta da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) lerá a lista dos deputados eleitos, e assistida pelos restantes membros da Comissão examinará os certificados de eleição.

÷÷ Depois informará da composição da Assembleia e verificará o quorum.

÷÷ Será cantado o Hino Nacional e um deputado lerá o juramento, que posteriormente subscreverão todos.

÷÷ A presidenta da CEN declarará constituída a Assembleia e convidará a presidenta da Comissão de Candidaturas Nacional (CCN) para que apresente as propostas de candidatos para presidente, vice-presidente e secretário da ANPP e explique os fundamentos para elaborá-las.

÷÷ Se os deputados não desejam substituir algum ou alguns dos propostos, o que somente pode ser combinado pelo voto favorável da maioria, o projeto de candidatura será submetido à aprovação.

÷÷ Será efetuada a votação, mediante voto secreto.

÷÷ Aqueles que forem eleitos, com mais de 50% dos votos válidos emitidos,

tomarão posse dos cargos.

÷÷ Para a eleição do Conselho de Estado, a CCN apresentará as propostas para presidente, primeiro vice-presidente, os vice-presidentes, o secretário e demais membros.

÷÷ O presidente da ANPP informará aos deputados o direito que têm de modificar total ou parcialmente a candidatura proposta. Depois, será submetido a aprovação o projeto de candidatura.

÷÷ Terá lugar a votação, através do voto secreto, e a CEN fará o escrutínio.

Nas sessões do dia 19 serão conhecidos os membros eleitos para o Conselho

de Estado, os quais tomarão posse de seus cargos diante da ANPP.

Cubavisión, Cubavisión Internacional, Radio Rebelde y Radio Habana Cuba transmitirão ao vivo os momentos mais importantes do andamento desta transcendental sessão.

Comentários