Adoro música clássica (antes você tinha até uma concha acústica no Parque Municipal...)

                       


TV Minas COMEMORA 16 ANOS COM CONCERTOS DE MÚSICA BARROCA GRAVADOS NO BRASIL E NA FRANÇA

Série “Baroque in Rio” é exibida em três episódios da atração, a partir de domingo (19)

O Harmonia, programa dedicado à música clássica, festeja 16 anos. Para celebrar a data, exibe a série “Baroque in Rio”. A música barroca é apresentada por musicistas nas cidades de Tiradentes, Rio de Janeiro e as francesas Saint-Germain-en-Laye e Fresnes. Edificações que são patrimônio servem de palco para os espetáculos que têm, como plateia, o público que acompanha a atração da Rede Minas.

A música e a arquitetura caminham juntas através dos séculos. Imagine acompanhar esse universo de dentro de um hotel, na França, onde estiveram hospedados Mozart e Bach. Essa é a experiência que o primeiro episódio da série traz. Na atração, um quarteto interpreta obras desses compositores que por ali passaram, além de peças dos franceses Couperin, d'Anglebert e Marais. 

Além da apresentação, o programa ainda traz Françoise Brissard, proprietária do hotel Noailles, em Saint-Germain-en-Laye. Ela relembra a história e revela curiosidades do local construído entre 1678 e 1682 que foi sede de intensa atividade musical na região parisiense. O episódio “Encontros musicais em Noailles” com Olivier Baumont e Aurélien Delage, no cravo; Julien Chauvin, no violino; e Atsushi Sakai, na viola da gamba vai ao ar, neste domingo (19), às 14h.

A festa de 16 anos do programa Harmonia continua. No dia 26 a atração mostra um concerto em comemoração à independência do país com Rosana Lanzelotte, Tomaz Soares e Marcus Ribeiro interpretando obras de D. Pedro I, José Maurício Nunes Garcia, Marcos Portugal e Sigismund Neukomm. O espetáculo conta com narração do ator Adam Lee, que interpreta o primeiro imperador do Brasil direto da igreja Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro.

Na semana seguinte (03/10), a cidade mineira Tiradentes e a francesa Fresnes são cenários de apresentações dos organistas Robson Bessa e Jean-Luc Ho. Os musicistas interpretam obras de Pablo Bruna, Manuel Rodrigues Coelho, Alessandro Scarlatti, Carlos Seixas, Antonio de Cabezón e Johann-Sebastian Bach nas igrejas Matriz de Santo Antônio, em Minas Gerais, e Igreja de Saint-Éloi, na França.

A série “Baroque in Rio”, produzida pelo Instituto Musica Brasilis, vai ao ar em comemoração ao aniversário do programa Harmonia, da Rede Minas. O primeiro episódio “Encontros musicais em Noailles” é exibido neste domingo (19), às 14h. O público pode acompanhar pela TV e também, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

SERVIÇO:

Programa Harmonia – 16 anos

Série “Baroque in Rio”, realizada pelo Instituto Musica Brasilis

*19/09 – “Encontros musicais em Noailles” (Saint-Germain-en-Laye, França)

Olivier Baumont, Aurélien Delage, Julien Chauvin e Atsushi Sakai

(Com Tatiana Coutinho/Rede Minas)

*26/09 – “Música da independência” (Rio de Janeiro)

Rosana Lanzelotte, Tomaz Soares e Marcus Ribeiro

*03/10 – “Órgãos ibéricos viajantes” (Tiradentes – MG, e Fresnes, França)

Robson Bessa e Jean-Luc Ho

Comentários