Marcenaria brilha na mostra “Morar Mais Por Menos” .

                                                                    


Fátima de Oliveira

Começou ontem a 14ª mostra “Morar Mais por Menos”, iniciativa que reúne 40 ambientes com 48 profissionais da engenharia, arquitetura, marcenaria, iluminação e designer, além de artistas de diversas tendências. Segundo a curadora e realizadora da Mostra, Josette Davis “a proposta é mostrar ao público ambientes elegantes com custo acessível”. Para ela a pandemia que muitos fizeram constar em seus trabalhos não mexeu no aquecimento da cadeia produtiva trouxe vantagens, como, por exemplo, a entrega virtual, cujo objeto está associado com o ambiente conhecido pelo visitante.

E o visitante começa a desfrutar da criatividade e bom gosto logo no início da mostra, localizada em uma bela casa no bairro Cidade Jardim. O responsável pelo jardim da entrada é Francisco Mascarenhas, da Plante comigo. A seguir vem a Bilheteria Luxo Urbano, de Nathália Lobo Arquitetura/Interiores. Passados os primeiros impactos vem a Galeria Quadro a Quadro, com Curadoria de Marcos Esteves e Paulo Apgáua (veja quadro de artistas ao lado). E tem de tudo para o visitante ver. De simples bandeirolas com experimentos de cor a quadros suntuosos.

Adentrando mais na Mostra é hora de se deliciar com ambientes que vão do irreverente loft “Morada do Ciclista”, passando pelo atualizado e moderno “Studio e Lavabo do Filho” a uma das cozinhas mais bonitas da atualidade, da “Conceito Brasil Criações Marcenaria”, que traz a incontestável marca de Lins Parreira, com assinatura de Débora Xavier.

Brasil Criações

Na 14ª “Morar Mais por Menos” o conceito de valorização da natureza correu solto. Ele está nos tons de verde espalhados por toda casa. Os sustentáveis, reaproveitáveis, reciclados tiveram lugar de destaque. Até parede de papel alumínio, estante de isopor, divisória de tampinhas de garrafas e lustres de pvc ganharam um lugarzinho. Mas o rei foi o MDF no cuidadoso traço da Brasil Criações, que está em seis ambientes muito diferentes entre si. ”Trabalhamos muito e com grande prazer”, comemora Lins Parreira.

É desse jovem, mas experiente marceneiro, há 10 anos no mercado, ambientes como a bela e única cozinha da mostra. É uma obra de arte em arquitetura biofílica, “ou o conceito de trazer a natureza para dentro de casa, muito funcional em tempos de pandemia”, argumenta a arquiteta Débora Xavier. Mostra materiais como pedras naturais, cimento, madeira, tecido, metal e muito verde contornando a iluminação, item que faz dessa cozinha uma beleza sem par. Uma porta ao lado da cozinha leva o visitante para o que seria, em nossas casas, uma despensa, mas na mostra é o Jardim de Cerâmica, muito bonito e com peças à disposição e venda.

                                                                   


O Escritório Alternativo é um espaço multiuso, com ilha de trabalho, lazer e descanso. A arquiteta Aline Souza foi muito feliz e conseguiu uma proeza num espaço ínfimo de 2.40m por 3.50m. “Este espaço é um reflexo de nossa vida atual. Temos que buscar o lado de fora e colocá-lo para dentro”. E ela conseguiu. Tem mesa, cadeira, pouf, baú multiuso, sofá, cama, tv, estantes de pvc com tela de janelas e toda sorte de peças usadas no dia a dia. A marcenaria é da Brasil Criações.

                                                                


Da mesma empresa de marcenaria vem a Cozinha Gourmet, um novo conceito de espaço aberto muito prático e bonito. “Projetei com a Brasil Criações algo sensorial, que da proximidade, intimidade de forma muito artesanal”, informa a arquiteta Laila Castro mostrando uma bela parede em corda de sisal fazendo fundo para uma moderna adega de vinhos. Mas é a parede de tábuas em MDF verde, ladeada de plantas e fios de iluminação, que atrai de imediato o olhar do visitante. Uma beleza!

O Lavabo Sub, que está sendo chamado de banheiro Pitaya das arquitetas Ana Claudia e Bruna Oliveira, com marcenaria de Lins Parreira  mostra como se pode ser criativo em pouco espaço. A inovação vem com a utilização do granito pitaya na pia, piso e parte das paredes. Mas é o cimento queimado na parede e teto, em um tom forte de verde, que garante a uniformidade do belo neste lugar.

                                            


Casa de Bonecas

O destaque da participação da Brasil Criações na mostra “Morar Mais por Menos” é, sem dúvida, a graciosa Casa de Bonecas, da designer de interiores Lindi Santos. A linha romântica está em cada cantinho da casa. Tem sala, cozinha, quarto. Brinquedos e peças “ de onde trago a ideia da criatividade da criança”, conta a designer mostrando uma caixa de feira que virou uma poltrona, uma estante feita em isopor e papel craft, uma luminária com tubos de pvc e latinhas de achocolatados. Nas paredes recobertas de algodão cru e pintadas à mão tem antigos bastidores de bordados transformados em quadros de tecido. Este lugar ficou tão bonito que dá vontade de morar lá dentro e ser aconchegado nestes tempos difíceis.

                                                         


Destaques da mostra ficam com ambiente como Morada do Ciclista, de Letícia Longuinho e Luciana Lima, no loft que é a cara de um ciclista; o de Maria Alice Decorações; Sala de Prosa de Ana Amélia Designer; o belíssimo Refúgio das Ceramistas, de Nei Nicolato, em homenagem às mulheres ceramistas do Vale do Jequitinhonha; com o lindo Quarto de Bebê  de Isabela Penna; a ampla Sala Verde de Marcela Machado; o Estar Gastronômico de Daniela Jabour; o Studio/Lavabo do Filho, da designer Silvana Prates; o youtuber Cavalheiro na Minha Sala; a Adega da BH Arquitetos da Letícia Almeida e finalmente o belo e criativo Atelier Ybyrá (madeira que brota da terra) de Angélica Santana, uma homenagem ao índio brasileiro, tão em foco nos dias atuais.

Fechando o patrocínio da mostra, vem a Impacto, empresa de Segurança, Conservação e Limpeza que desenvolve um trabalho social de inclusão de minorias (mulheres de baixa renda e de risco social, gays, negros, deficientes físicos). Segundo nos informa a proprietária Débora Riedel, além desse trabalho, “estamos com a Lei de Incentivo à Cultura. Todo meu ISS é voltado para projetos sociais. Temos a preocupação de só lidarmos com produtos biodegradáveis, dentro da proposta de sustentabilidade. Nesta mostra estamos com três empregados por dia, à disposição, da abertura ao fechamento”.


 Quadro de Artistas

Angela Costa, Carol Perillo, Casa Hautoral, Clara Ambrósio,Elane Cosfer, Elcio Jr, Gui Mazzoni, Karla Guedes, Lenny Hipólito, Letícia Pinto, Liliane Coelho, Luciano Ferreira, Luiz J. Campos, Monica Batitucci, Paula Martin Rafael Abreu, Ramiro Cerqueira, Renan Florindo, Robson Emerick, Sandra Motta, Thiago Souza.

Quadro de expositores

Jardim de Entrada, Bilheteria Luxo Urbano, Galeria Quadro a Quadro, Morada do Ciclista, Quarto do Bebê, Loja Thula Home, Quarto da Influenciadora, Recanto Feminino, Loja Hanna Home Decor, Quarto Casal, Refúgio  das Ceramistas, Banho Minas, Sala Zilliz, Varanda Bar, Bar da Piscina, Lavabo das Minas e dos Mimos, Restaurante Dissimetria, Cozinha Aberta Funcional, Sala de Prosa, Loja Brasil em Cor, Sala de Convivência, Cozinha Conceito Brasil Criações, Loja Jardim das Cerâmicas/Studio Trocatap e Rome Garden, Casa de Boneca, Studio e Lavabo do filho, Lojinha Sweet Friends, Criadouro CC/Espaço Joalheria, Estudio do Youtuber Colecionador, Banheiro Minimo, Adega, Ateliê Ybyrá, Lavabo sub, Escritório Alternativo, O Bar do Gin, Estar Gastronômico.

    _______________


Fátima de Oliveira


Jornalista Profissional


(31) 9612.6354


fatoliveira@gmail.com

Comentários

Anônimo disse…
O trabalho de Lins Parreira está em seis ambientes diferentes, abrilhantando essa mostra. Muito bom esse menino!