Você se liga em arte setecentista? Veja a Catedral de Havana! (Só não tem mais os restos mortais de Colombo)

 


                                                                                                                      Reprodução da internet


A Catedral de Havana (Catedral de San Cristóbal de la Habana) é um maravilhoso exemplo de arquitetura barroca e uma das mais belas igrejas de Havana. Visite a catedral para observar seu design extravagante e aprecie afrescos de artistas notáveis. Os jesuítas começaram a trabalhar na Catedral de Havana em 1748. Ela foi concluída em 1777. Curiosamente, os restos mortais de Cristóvão Colombo foram mantidos na catedral entre 1796 e 1898, antes de serem levados para a Catedral de Sevilha.

Fique na Praça da Catedral e admire a fachada barroca da igreja. Ela possui frontões e aspectos curvos que fluem em pilastras rematadas com capiteis. Observe as torres de sino assimétricas que moldam a fachada. Elas foram construídas especificamente para que a chuva corresse para as ruas ao redor da praça, que fica em um antigo pântano.

Os arquitetos da catedral usaram coral para a maior parte do material de construção. É possível ver fauna e flora marinhas fossilizadas nas paredes de pedra.

Passe pela espessa porta de madeira e descubra um interior austero. Lá você encontrará fileiras de colunas grossas e chão de mármore preto e branco. Procure réplicas de pinturas de Peter Paul Rubens e Bartolomé Esteban Murillo localizadas nas capelas. Atrás do altar estão os afrescos de Giuseppe Perovanni. Veja uma estátua do século XVII de São Cristóvão feita por Martin Andújar.

Suba ao topo de uma das torres e desfrute de vistas para a praça e o Canal de Entrada. Veja outros marcos notáveis, como a Casa del Conde de Casa Bayona e o Palacio del Conde de Lombillo. Admire as cores vivas dos vendedores do mercado, muitos dos quais se vestem com tradicionais roupas cubanas.

Situada na Praça da Catedral, esta atração é no coração do bairro Havana Velha. É rápido e fácil chegar aqui a pé de outras principais atrações. Dentre eles estão o Museu da Revolução, a Plaza de Armas e a Plaza Vieja.

A Catedral de Havana está aberta todos os dias e a entrada é grátis. Se você quiser subir a torre, pagará uma taxa simbólica.

(De guia de viagem. Mas eu visitei a Catedral: num dia de missa solene. Com o bispo e tudo...)

Comentários