Brasileiros fazem passeata no Japão


Cerca de 1.500 brasileiros participaram neste domingo de uma manifestação no centro de Nagóia, capital da província de Aichi, no Japão, para exigir direitos trabalhistas, pedir por emprego e também por atenção do governo japonês para as questões sociais.
Inédito na história do movimento imigratório de brasileiros ao arquipélago, a passseata de dekasseguis chamou a atenção da mídia japonesa e também estrangeira.
Duas semanas atrás, movimento semelhante foi realizado na capital japonesa, mas reuniu um número bem menor de participantes – cerca de 400.
“A comunidade brasileira sempre foi vista como uma minoria silenciosa e até invisível no Japão, mas de repente esses trabalhadores começaram a lutar pelos direitos”, conta Angelo Ishi, jornalista, sociólogo e professor da Universidade Musashi, de Tóquio.
Ele aproveitou a aglomeração de conterrâneos para fazer uma pesquisa sobre os motivos que levaram os manifestantes a se unir. “Sei que a crise e o desemprego estão no topo dessa lista, mas deve ter algo a mais”, analisa o estudioso.
Sem perspectivas
Clodomir Ikuno da Silvia, 27 anos, acabou de perder emprego e foi um dos que participou da manifestação. Há treze anos no Japão, esta é a primeira vez que ele fica desempregado.
“Não estava com planos ainda de ir embora, mas talvez seja obrigado a voltar”, diz o brasileiro, que não fez o pé de meia que sonhava, e só tem o dinheiro da passagem de volta a Manaus (AM).
Ricardo Suzuki, 32 anos, também está parado e aproveitou o domingo para dar força ao movimento. Ele levou a filha Bruna, de seis anos, e a esposa Daiane, de 26, que por enquanto ainda está trabalhando.
Há 16 anos no Japão, ele diz nunca ter visto uma situação como esta. “Se as coisas não melhorarem, vamos ser obrigados a voltar ao Brasil mesmo”, fala.
Essa também é a idéia de Ricardo Nakamura, 42 anos. “Vou fazer de tudo para arrumar um emprego, mas se não der mesmo, vou voltar para São Paulo”, admite ele, que está no Japão há 16 anos. (Com a BBCbrasil)

Comentários