Avaliando a TV brasileira



60 anos da TV brasileira



“Está no ar a TV no Brasil”, anunciava Sônia Maria Dorce, na época com 5 anos, na primeira transmissão da TV Tupi em setembro de 1950. Nascia um novo meio de comunicação, hoje presente em 96% dos lares brasileiros. Nesta quarta (15), o Comentário Geral comemora a data e relembra os programas que ficaram na memória do público e os que fazem sucesso atualmente.
O ator e apresentador Sérgio Britto lembra os primórdios da TV e da teledramaturgia. Já a atriz Sônia Braga revela como as telenovelas Gabriela e Dancin’ Days influenciaram sua carreira aqui e no exterior. A presidente do Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Araújo, fala dos primeiros aparelhos de televisão que, devido às suas dimensões, pareciam um móvel da casa.
O programa também levanta uma questão: TV emburrece? O diretor da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, analisa o o papel da TV como meio de comunicação. Outro convidado para responder a essa pergunta é o músico da banda Pato Fu, John Ulhoa, autor da canção Televisão de Cachorro.
Ainda na pauta, a programação infantil. A educadora Regina de Assis e ex-presidente da Multirio comenta a influência da publicidade e do merchandising nas crianças e fala da legislação existente nos outros países para esta área. Diléa Frate, diretora do TV PiÁ exibido pela TV Brasil, explica como é o programa feito por crianças para crianças e a evolução dessa programação no Brasil.
Para finalizar, o futuro da televisão e as principais mudanças trazidas pela TV Digital são os temas do jornalista e diretor de televisão, Nelson Hoineff.
Apresentação Luiza Sarmento e Renato Góes
Direção Lilian Mary Vidal
Horário: Quartas, às 19h30

Comentários