Livro de Graça na Praça (8ª edição) da Liberdade


Data: 12 de setembro de 2010, domingo, de 8h30 às 13h
Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte, MG

Uma das atrações do calendário cultural da capital mineira no mês de setembro será a oitava edição do Livro de Graça na Praça. O projeto tem entre seus objetivos difundir o hábito de leitura, promover a inclusão cultural, integrar a literatura no contexto do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e ainda possibilitar a interação entre o autor e o leitor.

Anualmente, livros são editados especialmente para distribuição gratuita em praça pública com a presença dos autores. Nos últimos sete anos foram entregues à população cerca de 85 mil livros de qualidade. Entre eles: Ouvindo Estrelas (2003), Atrás da Porta (2004), Contos dos Contos (2005), Ócios & Ofícios (2006), A Primeira Vez (2007), Perdidos e Achados (2008), Riscos & Rabiscos (2008 – Infanto-Juvenil), Brasil Real: o outro lado da moeda (2008-Cordel), Segredo (2009), Descobri! (2009 Infanto-Juvenil), Do Selo Lambido ao Ponto Com (2009 – Cordel, em edição impressa e, pela primeira vez no Brasil, em alfabeto Braille).

Para 2010, Livro de Graça na Praça, que integra o Calendário Oficial de Festas e Eventos de Belo Horizonte, irá lançar e distribuir Contos de Tradições, para o público adulto, com 18 autores e prefácio de Murilo Badaró. Entre os escritores, os três ganhadores do Concurso Nacional de Contos Senac/Livro de Graça na Praça. Serão distribuídos mais de 12 mil livros, incluindo o cordel Tradições Caririenses, obra com 20 poetas da Academia de Cordelistas do Crato (Ceará) e literatura infanto-juvenil.

Livro de Graça na Praça em 2010 contará ainda com a participação da Banda do Corpo de Bombeiros, Instituto Aletria, com distribuição de livros e apresentação de contadores de histórias, ONG Favela É Isso Aí, com exposição de grafites, caminhão-biblioteca do Sesc/MG e a montagem, pelo Senac, da Rua da Alegria.

Livro de Graça na Praça tem o apoio, entre outros, da Academia Mineira de Letras, Academia de Cordelistas do Crato (Ceará), Senac/MG, Sesc/MG, Associação de Funcionários do Banco do Brasil, Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur e Laboratório São Paulo.

Cronograma
8h30 – Abertura dos estandes do Clube do Livro, IBC, SENAC e SESC;
8h30 às 10h – Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros da PMMG;
10h às 13h – Distribuição do livro Contos de Tradição, livros infantis pela Aletria e cordéis. Distribuição de livros pelo Clube do Livro. Aulas e eventos do SESC e SENAC de Minas Gerais.

Comentários