Quintas da Viola com Frei Chico e Paulinho de Carvalho


QUINTAS DA VIOLA

Dia 16 de setembro – FREI CHICO & PAULINHO DE CARVALHO

Jequitibar - Av. Assis Chateaubriand, 577 - Floresta
Sempre a partir das 20 horas - Ingresso: R$10,00
Informações: 3271.6522 - 8893.7806 - 8474.2050
Reservas de mesa – 3271.6522

Frei Franciscus Henricus van der Poel, conhecido popularmente como Frei Chico, é um frade franciscano holandês, que aportou no Brasil em 1967, indo diretamente para Araçuaí/MG, Vale do Jequitinhonha. Lá deu início à sua pesquisa sobre a cultura e a religiosidade do povo, com a colaboração da artesã Lira Marques e vários informantes locais. Junto com Lira, formou o Coral Trovadores do Vale, em 1970, reunindo manifestações culturais, cantos e rezas populares da região. O coral é conhecido em todo o Brasil e até no exterior.
Posteriormente, morando na Colônia Santa Isabel, criou o Coral Tangarás de Santa Isabel, formado por hansenianos, moradores da Colônia.
Frei Chico é Membro Efetivo da Comissão Mineira de Folclore e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, publicou diversos livros e prepara o lançamento da sua grande obra, o Dicionário da Religiosidade Popular.
Em agosto passado, Frei Chico completou 70 anos e os Trovadores do Vale completaram 40 anos de existência, com a realização de uma grande festa popular em Araçuaí. Este show com Paulinho de Carvalho comemora também os dois aniversários.

Paulinho de Carvalho - nasceu em Betim, MG, e é historiador, professor de artes, canto/coral, músico e cantor. Exímio violeiro fez vários cursos direcionados a alunos com deficiências múltiplas no instituto Benjamin Constant (RJ), técnica vocal e Músico-terapia na Educação Especial pela UFMG.
Paulinho, que tem uma vasta experiência musical, e que é hoje um dos mais respeitados dentro da galeria dos artistas mineiros, betinenses, vem reunindo contos, cantos e composições próprias, dando voz a personagens, evidenciando lugarejos, resgatando a memória e a história da cidade de Betim e nossas Minas Gerais.
Segundo o jornalista e folclorista Carlos Felipe, (...) O artista Paulinho de Carvalho, com simplicidade canta o povo, as coisas e histórias de sua terra, e tal conta com participações de gente de maior nível musical, como: o pesquisador folclorista Frei Chico, os violeiros Pereira da Viola e Chico Lobo, Géter violoncelista, Carlinhos Ferreira percussionista, entre outros. O que impressiona é a unidade temática que o compositor Paulinho consegue dar as suas composições dentro da multiplicidade rítmica, mantendo, entretanto, uma ligação profunda com as coisas da terra (...)1995. O cantador Paulinho de Carvalho canta as vicissitudes humanas, que são universais. Influencias: Elomar Figueira de Melo, Xangai, Vital Farias, Juraildes da Cruz, Dorival Caimy, Saulo Laranjeira, Tom Jobim, Rolando Boldrin, Dércio Marques, Pena Branca e Xavantinho, entre outros.
Fez várias apresentações musicais com Frei Chico, trinando pelos palcos brasileiros em “Contos e Cantorias”, belos encontros, desde 1983. Paulinho apresentou em vários programas de TVs, rádios, teatros, universidades, bares, festas etc.
Tem quatro CDs gravados: “Contos e Cantorias” (1993), CD "Portal dos Sertões" (1995), CD Capela, “Artesanal” (2000) e o CD Projeto "Cururu"(CD 2005) (livro 2008) o CD está encartado junto ao livro Projeto Cururu " Indelével a Nossa História," escrito por ele. Seu repertório inclui composições próprias, musica regional, MPB, canções e causos caipiras, em apresentações onde a viola e violões temperados harmoniosamente, transportam os ouvintes para um universo de arte e de encanto.
"Frei Chico e Paulinho de Carvalho, um show que anima e agrada a qualquer público", informa o promotor cultural Tadeu Martins.

Comentários