Circo de Moscou:130 anos


O circo de Moscou, situado no bulevar Tsevtnoi, - um dos mais antigos da Rússia, - comemora o seu jubileu. A sua história começou há 130 anos – para apresentações do cavaleiro e ginasta Albert Salamonski foi construído um prédio especial. A sua primeira apresentação deu-se a 20 de outubro de 1880.
O circo de Moscou no bulevar “Tsvetnoi” funcionava, da mesma maneira que todos os circos do mundo, mediante o convite de artistas em tournée. Todas as celebridades da sua época apresentaram-se no seu palco. Williams Truci com os seus cavalos amestrados, os saltadores insuperáveis Sossin, a graciosa dançarina Martha Sur, os acrobatas “Okeanus”, equilibristas incomparáveis – as irmãs Kokh...
Mas quem granjeou realmente o amor dos espectadores, que sempre destacaram este circo entre todos os demais, foram os palhaços. Um dos primeiros foi Vladimir Dúrov, palhaço-amestrador, que se autodenominava “rei dos palhaços”. Farsistas de talento, - era assim que chamavam naquela época aos palhaços, - trabalharam aqui sempre e o público vinha especialmente para assistir aos seus atos burlescos, - revela uma das fãs do circo de Moscou que estivera aqui pela primeira há 60 anos.
Estive pela primeira vez no circo juntamente com o meu pai, que admirava Oleg Popov. Considerava-o artista genial. O pai era muito dado a rir e ele me disse naquela ocasião: “Vamos agora ao circo e vamos rir lá toda a noite”. Lembro-me que ainda menina já sentia a genialidade de Oleg Popov. Mas o circo de feras assustava-me um pouco. Sempre tive pena dos animais. Recordo por este motivo o episódio que se deu já com o meu filho. Levamo-lo ao circo e ele assistia a tudo com o máximo de atenção. Num certo momento o elefante, intimado a fazer certos exercícios complicados, relutou um pouco e o meu filho gritou de repente em voz bem alta, fazendo-se ouvir em toda a sala: “Deixem-no, ele não quer!”. Gritou isso várias vezes e todas as pessoas que estavam em nosso torno começaram a aplaudir, algumas começaram a repetir estas palavras: “Ele não quer, ele não quer!”, desviando, portanto, a atenção do elefante.
“Que circo é este se o público ri pouco nele?”, - gostava a de repetir o fundador do Circo de Moscou no bulevar Tsvetnoi Albert Salamonski. Mas neste circo os espectadores riam às gargalhadas. Em diversas épocas aqui apresentaram-se os melhores palhaços da Rússia: Oleg Popov, a que o mundo inteiro conhece como “palhaço radioso”, Leonid Enguibarov, Karandash, Leonid Kusko e outros mestres do gênero burlesco, que granjearam fama não somente na Rússia mas também fora dos seus limites. Porém a sua “estrela” mais brilhante foi Iuri Nikulin, famoso palhaço, artista e mais tarde, inclusive, diretor do Circo de Moscou. Os espectadores conheciam de cor muitos dos seus números cômicos mas iam mais e mais ao circo para vê-lo na arena. Agora o circo tem o seu nome: chama-se “Circo de Moscou "Nikulin" no bulevar Tsvetnoi”. Com a Voz da Rússia)

Comentários