EUA: forte demanda por vistos



A seção consular da Embaixada dos EUA em Brasília anuncia a segunda fase do mutirão para atender à grande demanda brasileira por entrevistas de vistos para não-imigrantes: a Super Terça, no dia 2 de novembro. Vagas de entrevistas para essa data na Embaixada dos EUA em Brasília já estão abertas.
Novecentas dessas vagas estão reservadas para pessoas que estão renovando o visto válido atualmente ou que tenha expirado há menos de 12 meses. As outras 600 vagas estão disponíveis para aqueles que desejam viajar para os Estados Unidos pela primeira vez ou para aqueles cujo visto tenha expirado há mais de 12 meses. Essas vagas de entrevista estão disponíveis para qualquer pessoa residente no Brasil.
A Embaixada dos EUA contará com mais de 50 funcionários para dar assistência aos procedimentos de emissão de visto. “Estamos trabalhando além do normal para ajudar os brasileiros a viajar para os Estados Unidos”, diz a chefe da seção consular da Embaixada dos EUA, Antonia Cassarino. “Esperamos que esses dias de mutirão ajudem os brasileiros a planejar suas viagens e permitam que eles aproveitem os pacotes de viagens e promoções para nosso país”.
A demanda dos brasileiros por vistos de turismo para visitar os EUA continua a crescer devido à forte economia brasileira e à valorização do real frente ao dólar, causando o aumento da espera por entrevistas. Apenas como exemplo, semana passada o Consulado Geral de São Paulo abriu 2.600 novas vagas para entrevistas, que foram preenchidas em duas horas. Em todo o Brasil, os consulados americanos entrevistaram 22% mais pessoas até agora em 2010 que durante o mesmo período em 2009. Espera-se que esse número aumente quando o Brasil entrar na alta temporada de verão.
Pensando nisso, vagas adicionais para entrevistas também foram adicionadas ao expediente das seções consulares durante os dias úteis regulares. Cerca de 95% de todos os solicitantes brasileiros recebem o visto. A maioria dos vistos emitidos para brasileiros são do novo tipo B1/B2, que permite viagens a negócios e a turismo, com dez anos de validade.

Comentários