A morte de Nestor Kirchner


Os chefes de Estado da Venezuela, Equador, Chile ey Paraguai confirmaram presença nas despedidas de um dos grandes líderes de América Latina, Néstor Kirchner. O corpo de Kirchneer está sendo velado na Casa Rosada.
Ex-presidente da Argentina Nestor Kirchner morreu nesta quarta-feira aos 60 anos, na cidade de El Calafate, Província de Santa Cruz, sul do país.
Internado às pressas no Hospital José Formenti, ele teve morte súbita após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Esta havia sido a terceira internação de Kirchner somente este ano.
Ele governou a Argentina entre 2003 e 2007, tendo sido sucedido por sua mulher e atual presidente, Cristina Fernández de Kirchner. Em maio, ele havia assumido o cargo de secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).
Antes de chegar à Presidência, Kirchner foi prefeito de Río Gallegos (capital de Santa Cruz) entre 1987 e 1991 e governador da Província entre 1991 e 2003. Em 2009, ele foi eleito deputado federal, com mandato válido até 2013.
À frente do Partido Justicialista (PJ, peronista), o maior da Argentina, o ex-presidente era apontado por analistas como o “braço forte do governo” da mulher.
Ele era cotado para ser candidato à Presidência novamente nas eleições de outubro do ano que vem. (Com a BBCBrasil, Prensa Latina/Telesur/Divulgação)

Comentários