CARNAVIOLA


CARNAVAL À MODA MINEIRA

A maior festa popular do Brasil, o CARNAVAL é momento de diversão e lazer, que faz a alegria do nosso povo, em quatro dias de muita farra, folia e descontração.
O Rio de Janeiro com as suas escolas de samba; a Bahia com o axé e os seus trios elétricos; Pernambuco com o seu frevo; o Amazonas com a sua folia de boi, e São Paulo ajudando a fortalecer o modelo do Rio de Janeiro. Cada povo com a sua folia. Cada cidade desenhando a festa com a tinta dos seus valores culturais, diversidade que faz o Brasil ser respeitado por possuir o maior carnaval do mundo.
A cidade de Belo Horizonte, em busca da sua identidade cultural carnavalesca, acabou criando um novo modelo de Carnaval, diferente dos outros e com estrutura para acontecer no Brasil e no mundo, podendo se transformar em uma das boas referências da folia brasileira.
O Carnaval à moda mineira, idealizado pelo produtor cultural Tadeu Martins, é constituído de dois ícones da cultura de Minas Gerais: viola e sanfona.

CARNAVAL SANFÔNICO
Feira Tom Jobim (Av. Brasil c/ Av. Carandaí)
Dia 26 de fevereiro – sábado – 13 horas

Um carnaval à moda antiga, animado pelos sanfoneiros maestro DIMAS SOUZA e RENAN DO ACORDEON, e por uma banda formada pelos músicos Ricardo Prates (baixo), Evaldo Milagres (bateria), Carlinhos Ferreira e Zeca Magrão (percussão). O público cairá na folia. No repertório, antigas marchinhas, sambas, frevos, axé e batuques, deixando o público motivado a dançar. No Carnaval Sanfônico ninguém fica parado.

CARNAVIOLA
Praça da Liberdade
Dia 08 de março – terça-feira – 16 horas

O CARNAVIOLA é um show movido a viola caipira, animado pelos violeiros CHICO LOBO e PEREIRA DA VIOLA, acompanhados por uma grande banda, misturando calangos, lundus, folias, congados, maracatus, cirandas, batuques de viola, catiras, calangos, cocos, cateretês e arrasta-pés, em um ritmo bem dançante, capaz de contagiar foliões de qualquer idade.
No carnaval passado, cerca de 10.000 pessoas dançaram ao som das violas.
Há quatro anos o CARNAVIOLA está presente na vida dos mineiros, sempre na terça-feira de Carnaval, como marco oficial de encerramento da folia momesca na nossa cidade.

Comentários