A ONU É UMA FRAUDE


O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, afirmou em Havana que a Organização das Nações Unidas (ONU) é uma fraude e Estados Unidos dizem ali a última palavra.

Durante a segunda parte de um encontro com intelectuais que participam em XX Feira Internacional do Livro de Havana, transmitido hoje pelo programa radiotelevisivo Mesa Redonda, Fidel Castro ressaltou a influência de Washington nesse organismo mundial.Destacou que quando um indivíduo à frente dessa instância, ou de algum órgão pertencente a ela, não responde aos interesses da administração norte-americana, o tiram.

Fidel recordou que as últimas votações realizadas na ONU sobre o bloqueio econômico, comercial e financeiro dessa nação contra Cuba condenaram a existência desse cerco e, apesar disso, Washington não lhe faz caso algum."Para mim tem valor a posição dos governos, a valentia que se requer para isso, os da Europa dão 20 explicações de voto após opor ao bloqueio", disse.No entanto, podem estar 20 anos condenando ao bloqueio, e que se importa aos ianques isso?, perguntou-se, em alusão à administração estadunidense.

Fidel Castro afirmou que não servem umas Nações Unidas que nem sequer podem dizer que é ilegal e genocida o que está fazendo os Estados Unidos, quando o país que mais alimentos produz e mais perto está de Cuba põe tantas travas para o comércio com a ilha.

O líder da Revolução ressaltou que, para os Estados Unidos, Cuba é um país terrorista e agregou que nunca morreu nas mãos de Cuba um só norte-americano como consequência de uma bomba, nem existiu um só caso de tortura.

Na reunião, Fidel Castro referiu-se a momentos da luta revolucionária no arquipélago e também relembrou crimes cometidos pelo governo estadunidense na América Latina, entre eles, o assassinato do líder nicaraguense Augusto César Sandino.

Os intelectuais, por sua vez, expressaram suas opiniões e inquietudes em torno de temas como os levantamentos populares em Médio Oriente, a funcionalidade dos organismos internacionais e os perigos iminentes para a espécie humana.
(Imagem:Roberto Chile/Divulgação)

Comentários