MULHERES NA DIREÇÃO


Começa na próxima terça-feira e vai até o dia 13 a segunda edição da mostra de cinema Mulheres na Direção, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento,comemorativo do Dia Internacional da Mulher, reúne filmes de diversas épocas e nacionalidades e a programação destaca a contribuição das mulheres que dirigem produções cinematográficas em todo o mundo.
Neste ano, o destaque será a pré-estreia nacional do novo filme da cineasta dinamarquesa Susanne Bier, Em um mundo melhor. Ele ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011 e será exibido na abertura do evento, com entrada franca. O longa entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 11 de março.
A mostra que homenageia as mulheres foi montada com base em pesquisas no acervo da cinemateca e outras instituições culturais, inclusive internacionais .
O evento contempla desde pioneiras como Nicole Vedrés, responsável pela direção de um clássico do documentário francês, Paris 1900, um retrato da Belle Époque e do impacto da guerra sobre a França, a cineastas menos conhecidas como Euzhan Palcy (foto interenet), primeira diretora negra a filmar em Holywood, que marca presença com o melodrama Rue Cases-Négres .
Há também na programação exemplos marcantes de filmes dirigidos por mulheres entre as décadas de 1980 e os anos 2000. Clémentine Tango, primeiro longa da cineasta francesa Caroline Roboh, revive a atmosfera dos antigos cabarés parisienses. Outra produção francesa que participa da mostra é Le destin de Juliette, de Aline Issermann, melodrama sobre uma moça obrigada pela família a se casar por conveniência.(Com o Correio do Brasil)

Comentários