Filme perdido por 85 anos mostra fuzilamento na Bolívia

                     

Um documentário censurado e abandonado por 85 anos foi redescoberto por acaso por uma pesquisadora nos arquivos de um cinema prestes a ser demolido em La Paz, na Bolívia.
O filme mudo, de 17 minutos, exibe registros de uma das passagens mais marcantes da história boliviana no século passado – a execução por fuzilamento, em 1927, de Alfredo Jáuregui, condenado pelo assassinato, dez anos antes, do presidente José Manuel Pando.

Jáuregui, que tinha 16 anos na época da morte de Pando, teve posteriormente sua culpa questionada. Além dele, outras três pessoas foram condenadas pelo crime, mas a lei da época previa que quando mais de três pessoas eram condenadas por um único crime, apenas um era escolhido, por sorteio, para ser executado.

A película em estado de decomposição foi encontrada em março, em uma lata sem identificação, pela pesquisadora Carolina Cappa, da Cinemateca Boliviana.

Cappa já conseguiu restaurar e digitalizar alguns fragmentos, que mostram a importância histórica do filme. (Com a Folha online/Voz da Rússia)

Comentários