Partido Comunista do Vietnã enfatiza economia coletiva


                                   

O secretário geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nguyen Phu Trong, tem posto uma acentuada ênfase em renovar, desenvolver e fazer mais eficiente o setor econômico coletivo, enfatizaram hoje nesta capital.

Uma nota oficial realça as conclusões vertidas pelo dirigente partidário em uma reunião do Burô Político do PCV, celebrada ontem aqui, para avaliar os primeiros 10 anos de um plano que resolveu melhorar a mencionada área de desenvolvimento do país.

A realidade tem provado, disse, que as cooperativas são necessárias e a cooperação é indispensável para a economia, bem como constitui uma demanda objetiva e um requerimento da vida.

O secretário geral disse que no entanto esse setor ainda não tem conseguido superar suas debilidades nem atingir as metas da resolução adotada a respeito pelo Partido.

A julgamento do dirigente vietnamita, essa deficiência deve-se entre outras razões a um pobre entendimento da economia coletiva e a diferentes pontos de vista de como a desenvolver.

A alta instância do PCV lembrou finalmente continuar implementando a política analisada, ampliar o conhecimento sobre a natureza e o papel dessa forma de gerenciamento econômico.

Também instou criar consenso em torno de sua importante presença para agilizar a atenção que merece no complexo de instituições estatais.

O Vietnã conta hoje com ao redor de nove mil 650 cooperativas e 54 uniões de cooperativas, que têm contribuído a impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a vida social, especialmente nas zonas rurais.

Essa organizações de produção têm gerando empregos para seus 10 milhões de membros e para ao redor de outros dois milhões de trabalhadores.

Várias formas de relações de produção convivem no país indochino que constrói o socialismo com os recursos estratégicos em mãos do Estado, associações acionistas mistas e segmentos de produção e serviços privados. (O noticiário é da Prensa Latina)

Comentários