Xi Jinping pede reforço da cooperação entre governos e setor industrial e comercial


                                    

O presidente da China, Xi Jinping, participou hoje (27) em Durban num encontro que juntou os líderes dos BRICS e representantes do setor da indústria e do comércio.

Os responsáveis pelo fórum empresarial apresentaram sugestões para a cooperação e desenvolvimento nas áreas de infraestrutura, minérios, agricultura, finanças e energia. Eles ressaltaram que os países devem aproveitar as vantagens complementares para aumentar a competitividade e promover a liberalização do comércio e investimento, pedindo maior apoio político e financiamento por parte dos governos.

Os líderes proferiram discursos relacionados a essa temática. Xi Jinping apontou que o desenvolvimento econômico dos países emergentes é um elemento muito relevante para a economia mundial. Os setores da indústria e comércio dos BRICS estão passando por um período de desenvolvimento histórico. 

O presidente chinês expressou o desejo de que estas áreas aproveitem as oportunidades que estão surgindo e reforcem as cooperações com os governos dos estados-membros dos BRICS, para promover a economia do bloco.

Xi Jinping acrescentou que a China insiste na política de Reforma e Abertura. O governo chinês apoia e encoraja as empresas chinesas a realizar investimentos nos outros países dos BRICS. A China também acolhe de braços abertos o investimento estrangeiro no país.

Na reunião, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou o estabelecimento do Conselho de Comércio e Indústria do BRICS.(Com a CRI)


Comentários