China e Brasil assinam memorando de cooperação para troca de divisas


                                                     
A China e o Brasil assinaram ontem (26) um memorando de cooperação financeira e um acordo para a troca de divisas na ocasião da cúpula anual do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Os documentos foram concluídos durante a reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos cinco países, cujos líderes e altos funcionários se encontram reunidos em Durban, capital sul-africana, para discutir as relações bilaterais e possíveis colaborações.

O Memorando de Entendimento entre as instituições sobre Cooperação Bilateral em Políticas Macroeconômicas, Fiscais e Financeiras, selado entre o ministro de Finanças chinês, Lou Jiwei, e o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, tem como objetivo ampliar os interesses comuns e promover o desenvolvimento econômico dos dois países.

O Acordo de Troca de Divisas de moeda local, que foram assinados entre o presidente do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan, e o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, tem um valor de 60 bilhões de reais (190 bilhões de yuans) e é válido por três anos.(Com a Rádio China Internacional)

Comentários