Assalto ao Quartel Moncada

                                        

     Santiago veste-se de gala pelo 26

EDUARDO PALOMARES CALDERÓN

SANTIAGO DE CUBA.— Símbolo da força das ideias arvoradas pela Geração do Centenário liderada por Fidel, o 60º aniversário do ataque aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes terá lugar no dia 26 de julho na que foi considerada a segunda fortaleza militar do país.

A Cidade Escolar 26 de Julho, após ficar como nova, mediante os trabalhos de recuperação das afetações ocasionadas pelo furacão Sandy, continua se embelezando para tão significativa celebração. No polígono de cerimônias delimitado pelos muros recém pintados e os reverdecidos jardins já se podem ver a ampla tribuna a ponto de ser terminada e as dez mil cadeiras que ocuparão os moradores de Santiago de Cuba, escolhidos em seus coletivos de trabalho e pelas organizações de massa. Também já está quase pronto o sistema de áudio e luzes.

  No que foi o hospital Saturnino Lora, ocupado pelo grupo de Abel Santamaría, será inaugurado, nas próximas horas, um belo parque biblioteca-museu, enquanto que o Palácio da Justiça, ocupado pelo comando de Raúl Castro, exibe todo seu esplendor.

  A Avenida dos Libertadores tem no trecho dos bustos dos generais santiagueiros da Guerra de Independência amplas calçadas, novos bancos e pontos de ônibus com teto, jardins e árvores recuperadas, lampiões e um completo sistema de sinalização.

  Completa o coração da área monumental 26 de Julho, a bela galeria Arte Soy, para obras de grande formato, aberta há poucos dias ao público com o Salão Nacional de Artes Plásticas Aniversário 60º do Moncada, no outrora Quartel de Concha, do exército colonialista espanhol.

  Como parte da reanimação da populosa rua Enramadas, no que foi um estacionamento abandonado ficou inaugurado o Projeto Espiral, singular instalação donde poderão ser adquiridas as melhores ofertas do Fundo Cubano de Bens Culturais, Artex, a EGREM, Casa das Américas, e de artesões independentes.

  No total somam mais de 150 as obras que os santiagueiros têm dedicado à gesta moncadista.(Com o Granma)

Comentários