Estátua de Buda de Gansu será reaberta aos visitantes em agosto


Arqueólogos chineses concluíram um projeto de manutenção da terceira maior estátua de Buda na Província de Gansu, noroeste da China, pavimentando o caminho para que o antigo legado atenda ao público mais uma vez.
Construído na Dinastia Tang (618-907), a estátua de Buda antiga deve ser reaberta aos visitantes no início de agosto nas Cavernas do Templo Bingling, conhecidas por manterem a mais antiga inscrição crônica da China no distrito de Yongjing de Gansu.

Após uma manutenção de dois anos, o Buda gigante deverá ser avaliado por especialistas da Administração do Patrimônio Cultural de Gansu antes de ser apresentado aos visitantes, disse Shi Jingsong, chefe do Instituto de Pesquisa de Preservação de Relíquias Culturais no Templo Bingling.

A manutenção começou em julho de 2011 pois o Buda foi seriamente corroído depois de sobreviver a guerras das dinastia Ming, Yuan, Qing e mais tarde de Song no último milênio. Sua cabeça foi destroçada e seu nariz de argila destruído. O queixo, mãos e roupas também foram pesadamente mosqueados.

A recente manutenção foi planejada principalmente para reparar o rosto, mãos e pés da estátua. Sua base também foi reforçada.

O governo chinês colocou o templo sob proteção nacional das maiores relíquias culturais em 1961.

A China, o Cazaquistão e o Quirguizistão fizeram um pedido conjunto à UNESCO a fim de adicionar sítios históricos ao longo da antiga Rota da Seda à Lista de Patrimônio Mundial da organização. As Cavernas do Templo Bingling estão entre os sítios.(Com a Xinhua)

Comentários