TeleSur completa oito anos de transmissão

                                                                                                                          


Inaugurada em 2005 por Chávez e Fidel, a rede de televisão multiestatal procura transmitir o olhar latino-americano dos principais acontecimentos do mundo

A rede de televisão multiestatal, TeleSur (Televisión del Sur ), completa nesta quarta-feira (24) oito anos de transmissões ininterruptas. Com sede na Venezuela, a TV foi inaugurada em 2005, pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e pelo cubano, Fidel Castro.

O canal, cujo lema é "Nuestro Norte es el Sur" (Nosso Norte é o Sul), também foi criado em parceria com os governos da Argentina e Uruguai. Entre seus principais objetivos, está o de comunicar o olhar latino-americano dos principais acontecimentos do mundo. Ao todo, possui mais de 480 mil horas de transmissão.

Não à toa, esteve presente em episódios históricos, como os conflitos na Líbia, diferentes processos de libertação de prisioneiros pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o golpe de Estado que derrubou o presidente hondurenho Manuel Zelaya, entre outros. Para tanto, o canal televisivo mantém diversos correspondentes distribuídos em vários países, como Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru. Em 2009, a TeleSur fechou algumas sucursais, entre elas, a do Brasil.

Especializada em produção de documentários, a TV também ocupa diversos espaços na mídia, como as principais redes sociais, e mantém o site www.telesurtv.net.

Sem fins comerciais ou de lucro, é quase totalmente ausente a presença de publicidade. O canal também pode ser acessado gratuitamente através de sua página na internet e em canais locais de alguns países de língua espanhola.

Foto: Reprodução (Com o Brasil de Fato)

Comentários