Popularidade de Obama cai pelo segundo trimestre consecutivo



O índice de popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, caiu pelo segundo trimestre consecutivo, apontou uma pesquisa publicado hoje pela empresa Gallup.

O presidente recebeu pouco menos de 48 por cento de aprovação entre os dias 20 de abril e 19 de julho passado, uma redução de dois pontos com relação aos primeiros 90 dias de seu segundo mandato, e do 52 por cento que desfrutava quando foi reeleito em novembro de 2012.

A popularidade do governante teve um ligeiro crescimento nas semanas posteriores ao atentado terrorista na maratona de Boston, Massachussets no último dia 15 de abril, mas caiu de forma estável desde então e não superou os 50 pontos.

Segundo a Gallup, o melhor período de Obama foi o primeiro trimestre que passou no cargo, quando obteve 63 por cento de apoio dos entrevistados, enquanto que o pior foi quando recebeu aprovação de apenas 41 por cento, em agosto de 2011, durante as negociações sobre o limite da dívida pública com o Congresso.

Esta queda na popularidade de Obama ocorre quando o presidente pressiona o Legislativo em temas econômicos, pela aprovação da reforma migratória integral e contra as ações republicanas contra a lei de saúde conhecida como Obamacare, aprovada em 2010 pelo presidente. (Com PL)

Comentários