O teatro perde José Maria Mendes


                              
Morreu sábado (20) o ator José Maria Mendes (foto do arquivo de Pedro Paulo Cava), 75 anos, em Belo Horizonte, vítima de uma parada cardíaca. Formado pelo Teatro Universitário, atuou em dezenas de espetáculos desde o início da carreira, nos anos 60.

De acordo com o diretor teatral Pedro Paulo Cava, o amigo José Maria Mendes é um dos grandes nomes do teatro mineiro. “Juntos, fizemos como atores, em 1968, um dos mais polêmicos e perseguidos espetáculos da época: ‘Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come’”, disse em nota divulgada à imprensa.

Pedro Paulo Cava ainda o dirigiu em duas montagens: “Galileu Galilei”, em 1983, e “Rasga Coração”, em 1984. Nos anos 70, Zé Maria, como era carinhosamente chamado pelos mais íntimos, atuou em “Mortes sem sepultura”, peça adaptada do escritor francês Jean-Paul Sartre.

Cava falou sobre a perda do ator. “O teatro vai aos poucos perdendo uma geração de construtores da cena mineira. Talentoso e generoso, assim era o Zé Maria Mendes”, declarou.

Entre 14 irmãos, José Maria Mendes era solteiro e não tinha filhos. O corpo será enterrado em Bom Despacho, cidade onde nasceu.

Comentários