Companheiro de jornalista que revelou espionagem dos EUA é retido em aeroporto de Londres

                                                         


Brasileiro teve todos os equipamentos eletrônicos confiscados; Glenn foi responsável por expor os programas secretos dos EUA de interceptação de dados vazados

19/08/2013

Jorge Américo,

da Radioagência NP

O companheiro do jornalista estadunidense Glenn Greenwald foi retido domingo (18) por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres. Glenn foi responsável por expor os programas secretos dos EUA de interceptação de dados vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden.

Com base em uma lei antiterrorismo, as autoridades britânicas pararam o brasileiro David Mira (na foto, à esqueda), de 28 anos, durante uma escala. Ele ia de Berlim para o Rio de Janeiro, onde vive com Glenn. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nota em que classifica como "medida injustificável" a retenção do brasileiro.

De acordo com reportagem do Guardian, Miranda teve todos os equipamentos eletrônicos confiscados, dentre eles seu celular, câmera fotográfica e laptop. "Esse é um profundo ataque contra a liberdade de imprensa e o processo de coleta de notícias", afirmou Glenn ao Guardian, jornal para o qual trabalha.

Em maio, o Guardian publicou reportagem de Glenn sobre a existência de uma ordem judicial secreta que permitia à NSA monitorar milhões de registros telefônicos nos EUA. A reportagem deu origem a toda a discussão sobre o monitoramento de comunicações pelos EUA.

Foto: Glenn Greenwald  (Com o Brasil de Fato)

Comentários