Parques de Moscou serão patrulhados por robôs

                                         
O protótipo do robô chamado “Thrall Patrol” foi desenvolvido pela empresa SMP Robotiks, instalada no centro de inovação Skôlkovo Foto: PhotoXPress

Os primeiros sistemas de vigilância automática capazes de filmar e transmitir imagem para um controle remoto, assim como reagir ao movimento, serão testados a partir de setembro nas áreas verdes da capital.
O protótipo do robô chamado “Thrall Patrol” foi desenvolvido pela empresa SMP Robotiks, instalada no centro de inovação Skôlkovo, e tem capacidade para patrulhar a área em um raio de 80 quilômetros.
“Em vez dos seguranças, poderemos agora nos deparar no parque com um robô”, diz o diretor-geral da empresa, Aleksêi Poluboiárinov, acrescentando que não repassará os custos para o governo durante a fase de testes.
Robô multifuncional
Outras empresas russas também estão produzindo técnicas robóticas semelhantes. O Laboratório da Visão Tridimensional, por exemplo, criou um robô-policial chamado “R.BOT Nº 1”, que foi testado nas ruas de Perm em 2007. O robô é capaz de gravar vídeo, anunciar uma situação de emergência em voz alta e oferecer kits de primeiros socorros em tais casos. Além disso, quando munido de um bastão, consegue até mesmo organizar o tráfego em cruzamentos ou restringir a circulação em qualquer ponto das vias.
“Se a câmara detectar algum movimento, a sua lente irá focar automaticamente o objeto e começar a rastreá-lo. O patrulhamento propriamente dito é feito pelo operador via Wi-Fi, que consegue enxergar tudo o que o robô identifica e decide se deve ou não enviar seguranças para o local onde o movimento foi detectado”, explica Poluboiárinov.
O robô foi projetado para trabalhar 24 horas por dia e sob qualquer condição atmosférica, com temperatura desde –20ºC até  40ºC. Possui quatro rodas, tração traseira, pesa 120 kg e se desloca à velocidade humana ao caminhar – isto é, entre 5 e a 7 km por hora.
O dispositivo consegue se mover por terrenos acidentados, como, por exemplo, sobre a grama ou em trilhas florestais. O robô, que já foi testado nas áreas verdes de Zelenograd, demonstrou eficácia mesmo em condições de frio e neve.
O diretor do parque Sokólniki, Andrêi Lapchin, já deu aval para o “Thrall Patrol” começar os trabalhos em Moscou. “O robô pode ser eficaz não só para garantir a segurança, mas para controlar a área em si, garantir que tudo estará sempre no lugar, que ninguém venha grafitar as instalações nem destruir a propriedade pública", comenta.
Caso o teste seja bem-sucedido, o governo estudará a possibilidade de comprar os equipamentos da NSR Robótica em larga escala. Dispositivos semelhantes já são utilizados nos EUA e Japão para patrulhar áreas públicas.(Com a Gazeta Russa)

Comentários