São Paulo vai sediar o Encontro Internacional da MMM

                                                             

O estado de São Paulo já está nos últimos preparativos para a 9ª edição do Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, também conhecido pela sigla MMM, evento que acontecerá entre os dias 25 a 31 de agosto de 2013 e que pela primeira vez terá o Brasil como sede. Com o tema "Feminismo em marcha para mudar o mundo”, ele vai reunir ativistas feministas dos cinco continentes do mundo e de 18 estados do Brasil. Estão sendo esperadas 1.600 mulheres para participar do evento, que será celebrado no Memorial da América Latina.

Durante uma semana, haverá uma intensa programação composta por debates, oficinas e atividades culturais que pretendem discutir quais os desafios e as propostas das mulheres diante das atuais ofensivas conservadoras. Dentre as atividades de intercâmbio e de formação política e cultural estão previstas conversas sobre o histórico do movimento feminista na América Latina, a ofensiva do capital sobre trabalho, corpo e territórios e a construção de alternativas feministas.

Na ocasião também serão montadas uma exposição sobre o histórico da Marcha e do feminismo pelo mundo, além de uma Mostra de Economia Solidária e Feminista. O encontro se encerra com uma mobilização que espera reunir 10 mil mulheres nas ruas de São Paulo.

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional, que surgiu em 2000 como uma campanha que reuniu mulheres do mundo todo contra a pobreza e a violência. A inspiração para sua criação partiu de uma manifestação realizada em 1995 em Quebec, Canadá. 

O movimento já realizou ações internacionais nos anos 2000, 2005 e 2010, nos quais foram produzidos um documento com pontos de reivindicação, uma Carta Mundial das Mulheres sobre os problemas da humanidade e a realização de marchas de mulheres simultâneas em todos os continentes, respectivamente.

Delegações se preparam

Há onze dias para o início do encontro internacional, as delegações estaduais já se preparam como podem para participarem do evento. A delegação do Ceará pretende levar 80 mulheres, 40 delas de Fortaleza e a outra parte do interior do estado. Como parte do processo de organização foram realizadas atividades de capacitação, tendo como o tema o debate sobre a concepção da MMM acerca do feminismo. Já o Distrito Federal realizou uma jornada preparatória, no qual foi organizado um brechó para arrecadar fundos para a ida ao Encontro e uma oficina de memória sobre o feminismo e as lutas das mulheres do Distrito Federal, resgatando a trajetória de organização da MMM. (Com a Adital)

Comentários