Brasileiro assume como editor-chefe da BBC Brasil

                                                                    

O jornalista Júlio Gomes, que se dedica atualmente para seu blog de esportes no UOL, inicia um novo desafio em sua carreira. A partir desta quinta-feira (27/2), ele passa a atuar como editor-chefe da BBC Brasil, organização pioneira no rádio e televisão.

Crédito:Reprodução/Twitter

Jornalista assume como editor-chefe da BBC Brasil

À IMPRENSA, ele falou sobre as expectativas para a nova fase e o trabalho que realizará no grupo. “Não era muito o meu plano pessoal, até pelo menos a Copa do Mundo. A ideia era continuar independente, mas apareceu a oportunidade na BBC, que eu sempre admirei muito e não quis deixar passar”, disse.

O jornalista, que ficou afastado por um tempo das redações, avalia que retornar não será um problema.  “Acredito que a adaptação não será difícil. Eu já trabalhei em redações diversas e não será problemático voltar”, acrescenta ele, que continuará escrevendo para o blog.

Gomes explica que sua nomeação não implicará em mudanças na BBC. Ele conta que a intenção é seguir com o trabalho desenvolvido pelo jornalista Diego Toledo, que passará a integrar a equipe de multimídia do Grupo Bandeirantes.

“Não é o plano. Eu não chego pensando em mudanças. Lógico que a gente tem estilos diferentes, mas a minha ideia é de continuidade ao trabalho feito pelo Diego, que deixa a BBC depois de muitos anos para um desafio novo. O trabalho dele foi espetacular ao longo desses anos”, enfatizou.

Em ano de Copa do Mundo e Eleições, o jornalista pontuou que o plano do grupo para essas coberturas é tecer aspectos diferentes dos comuns, aproximando visões variadas dos fatos. Sobre os jogos, o jornalista afirma que está diretamente envolvido, não apenas pelo cargo que assume, mas pela experiência que acumulou no esporte.

“Na Copa vamos ter alguns repórteres vindo de Londres trabalhando para a BBC Brasil, misturados às equipes diversas do grupo. É um trabalho conjunto para a matriz e eu vou estar diretamente envolvido nisso”, ressalta.

O período das Eleições será mais delicado, aponta o profissional que destacou o exercício do jornalismo sério, marca do grupo BBC. “Vamos tentar trazer ângulos interessantes que mostrem o que está acontecendo no Brasil para o mundo inteiro e para o próprio país, que às vezes não consegue ver devido ao excesso de cobertura eleitoral”.

Júlio Gomes entrou no Uol em 1998, onde atuou como editor de Esportes e trabalhou até 2003. Morou na Europa — Londres, Paris e Lisboa — e durante o período se dedicou à vida acadêmica. Ainda foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol. Além das funções, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN entre 2009 e 2012.(Com o Portal Imprensa)
.

Comentários