OPOSIÇÃO SINDICAL DO SJPMG

Nossos nomes para um novo sindicato

Chapa 1 - Independência, Renovação e Luta submete seus nomes à categoria 

Independência, autonomia e consciência. Estes são os princípios que desde 2008 norteiam a atuação da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM). E é na defesa de um sindicato voltado para os interesses da categoria que organizamos a Chapa 1 - Independência, Renovação e Luta, para disputar as eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) nos dias 14, 15 e 16 de abril. 

Estamos diante de um momento decisivo para a categoria e não hesitamos em reafirmar nossa disposição de renovar o Sindicato na defesa dos interesses da categoria como a luta por melhores salários, pelo plano de carreira, estabilidade, adicional de periculosidade e aposentadoria especial entre outros. Esse é o compromisso firmado há seis anos e que temos mantido até os dias de hoje. 

Apresentamos aqui nossos nomes, na certeza de que juntos construiremos um sindicato forte e atuante. É chegada a hora da mudança. E os jornalistas têm hoje uma escolha para fazer: renovação ou continuidade. Vote chapa 1. 

DIRETORIA EXECUTIVA 

Presidente 

Adriano Boaventura
Diplomou-se em Jornalismo pela Universidade Fumec. Assessora a Associação dos Magistrados Mineiros e é colaborador da Folha de São Paulo. Trabalhou no jornal Super Notícia e foi assessor dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas e da Secretaria de Estado de Esportes.

Vice-Presidente 

Felipe Castanheira
Diplomado em Jornalismo pela Universidade Fumec, trabalhou na assessoria de comunicação do Conselho Estadual de Saúde, e foi repórter do jornal Sete Dias e do site SeteLagoas.com.br. Atualmente é repórter das editorias nacional e internacional no site do jornal Estado de Minas.

Secretário
                                            
Getúlio Neuremberg
Formado pela Fafi-BH, mestre em Comunicação pela UFMG, trabalhou nas rádios Globo, Itatiaia, CBN, Band Minas e Inconfidência. Atuou na TV Bandeirantes e foi professor na Fumec, UNI-BH e FUNCEC. Atualmente dá aulas na Estácio de Sá, Pitágoras e no IEC da PUC Minas.

Financeiro                          

Pedro Blank
Jornalista e escritor. Foi repórter esportivo do jornal O Tempo, cobriu a Copa do Mundo de 2006 como enviado especial, trabalhando em jornalismo diário até 2007. Atualmente é assessor de imprensa e desenvolve projetos na área de comunicação corporativa na L5 comunicação.

Fiscalização

Osvaldo Afonso         
Repórter fotográfico há 46 anos, trabalhou na Flama, R&V Assessoria, TV Globo, Diário de Minas, Jornal de Minas, assessoria da prefeitura de Contagem e Imprensa Oficial, e hoje está na Secretaria de Estado de Comunicação. Foi secretário geral da executiva nacional dos fotojornalistas e hoje preside a Aforc-MG.

DIRETORIAS SETORIAIS

Administração                 

Camila Riani
Graduada em Jornalismo e em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É assessora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e da Construção Civil de Belo Horizonte. Presta consultoria em comunicação e produção cultural.

Comunicação
                                
Tiago Haddad
Formado em Jornalismo e em Publicidade pela Universidade Fumec. Redator e diagramador do jornal Bola no Barbante,  trabalhou no jornal do Condomínio Kubitschek como repórter e redator, foi colaborador da revista do TJMMG e repórter da TV Copasa.

Assessoria de Comunicação
                                     
Paulo Emílio Bellardini
Trabalhou como repórter, apresentador e editor-chefe da TV Três Marias. Jornalista formado de desde 2001, atua na coordenação do Jornal Buriti e é diretor-geral da Speed Produções & Eventos. Trabalha na assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.

Saúde
                                     
Guilherme Avila 

Jornalista formado pela PUC Minas em 2007 e pós-graduado em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG. Foi responsável do núcleo web da Revista Ragga e editor do Ragga Drops. Atualmente trabalha nas editorias de entretenimento e música no portal O Tempo.

Direito autoral    

Jaques Diogo
Repórter fotográfico desde 1993. Prestou serviços para a Fundação Clóvis Salgado, Escola de Música da UFMG, Teatro Sesiminas e TV Globo Minas. Foi diretor da ARFOC MG. Trabalha na editoria de fotografia da Sempre Editora com os jornais O Tempo, Super Noticia e Pampulha.

Jurídico

José Augusto Toscano
Jornalista há 25 anos, formado pela FAFI-BH. Trabalhou na “Revista Mensagem”, no “Jornal Notícias” da Associação Comercial de Minas, Alterosa e no marketing da Rede Horsa de Hotéis. Desde 2005, é Coordenador de Esportes da Rádio Inconfidência, onde ingressou via concurso público.

Aposentados
                                               
Adilson Fernandes
Formado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Fafi-BH, em 1987, trabalhou no Estado de Minas (Diários Associados) durante 24 anos, dos quais 15 foram dedicados ao jornalismo. Também atuou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais como assessor de comunicação. É jornalista aposentado.

Cultural
                                                                                   
Priscila Piotto
Formada em jornalismo pela FUMEC, especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG, fez extensão em Gestão Cultural pela Fundação Clóvis Salgado. Foi produtora de Rita Mundim (TV Band), trabalhou na Partnersnet Comunicação e assessora o escritório Campos Fialho C. A. Salles.



Regional Triângulo
                                             
Eithel Lobianco
Jornalista graduado pela Fafich-UFMG. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Repórter, redator chefe, editor, correspondente, chefe de redação. Professor e ex-coordenador de curso de jornalismo. Fotógrafo. Atualmente é assessor de Imprensa concursado da Câmara Municipal de Uberlândia.

Regional Norte
                                                                         
João Renato Diniz
Graduado em jornalismo em junho de 2003 pela Universidade Fumec (BH). Começou profissionalmente no jornalismo esportivo. Participou da produção de dois programas da Arquidiocese de Montes Claros. Desde 2007 faz assessoria de comunicação para movimentos e pastorais sociais.

Regional Leste
                                                 
Flávia Ribeiro
Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2010, trabalhou na Rede Minas como Coordenadora do Núcleo de Web. Atualmente trabalha como assessora de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga. Tem pós-graduação em Ciências Sociais.

CONSELHO FISCAL



Sabrina Braga                        
Formada em Jornalismo pela Universidade Fumec em 2002, com passagem pela assessoria da ALMG, foi chefe do Setor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Três Marias por oito anos. Em 2011 passou no concurso para jornalista da Prefeitura de Três Marias, onde continua atuando.

                                                           

Attilio Faggi Junior
Formado em jornalismo pelo UNI-BH. Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto e Docência no Ensino Superior pelo ISEIB. Atuou em veículos impressos de Belo Horizonte e Montes Claros como repórter, revisor e editor. É assessor de comunicação concursado na Prefeitura de Montes Claros desde 2009.



Leonardo Fonseca da Silva                    
Jornalista formado pela Fumec em julho de 2005. Trabalhou como repórter do jornal JK Notícia de 2006 até 2012 . Foi assessor de imprensa dos artistas plásticos Fernando Vignoli, Rafael Abreu e Vik Muniz durante suas passagens por Belo Horizonte. É colaborador do jornal Bola no Barbante.

SUPLENTES CONSELHO FISCAL

                                                             
Pablo Pacheco
Graduado em jornalismo pela PUC Minas. Atualmente trabalha como repórter do jornal Correio de Uberlândia. Foi assessor de imprensa da Prefeitura de Sete Lagoas e do Centro Universitário Monsenhor Messias, na mesma cidade, ainda atuou como repórter e redator do jornal Sete Dias.



Celso Martineli                                              
Graduado em Jornalismo pela Universidade Fumec em 2003, trabalhou como correspondente do jornal Hoje em Dia e como colaborador para O Lance. Foi editor adjunto e repórter do jornal Sete Dias e atualmente trabalha na assessoria de comunicação do SAAE de Sete Lagoas.



Ivan Vasconcelos Figueiredo                              
Jornalista graduado pela UFV, Mestre em Letras pela UFSJ e Doutor em Linguística pela UFMG. Atualmente, é professor adjunto nas áreas de Linguística e Assessoria de Comunicação no curso de Jornalismo da UFSJ. Já atuou como jornalista na Empresa Brasil de Comunicação.

Comentários