Rainha Elizabeth inicia processo de sucessão do trono britânico

                                                               


Com união das equipes de assessoria, príncipe Charles deve assumir parte das funções reais
    
Prestes a completar 62 anos de reinado, a rainha Elizabeth II começa a passar parte de suas responsabilidades para o sucessor do trono britânico, príncipe Charles. No começo do ano, foi feito um rearranjo nas equipes de comunicação da rainha e do príncipe em Buckingham, que até então cumpriam suas atividades separadamente.

Com a nova estrutura, Charles poderá assumir parte das funções exercidas pela rainha, como a representação real no exterior. A decisão é inédita na realeza britânica, que determinava que cada geração da família real deveria ter sua própria assessoria.

A medida, entretanto, não significa que o príncipe irá assumir plenas responsabilidades. Certas funções que são prerrogativas exclusivas da família — como atos constitucionais e a eventual nomeação do primeiro-ministro — deverão continuar sendo responsabilidade de Elizabeth II. Ela não demonstra intenção de abdicar o trono a favor do filho, assim como fez a rainha Beatriz da Holanda, a favor do filho Willem, em janeiro do ano passado.

No dia 6 de junho deste ano, Elizabeth estará presente na cerimônia da Normandia, na França, em comemoração aos 70 anos do Dia D — data em que as tropas Aliadas (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido) desembarcaram na Normandia, dando início à virada de jogo contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial. 

Charles deverá acompanhar a mãe, e a expectativa é que a rainha passe as funções diplomáticas para o filho a partir de então.

A medida também deve contribuir para o aumento da popularidade de Charles entre os britânicos. Segundo pesquisa realizada pela YouGov em novembro de 2013, 53% do Reino Unido acredita que Charles deva suceder Elizabeth. Entretanto, 31% acredita que ele deva passar o trono para o neto, príncipe William. Em 2005 uma mesma pesquisa apontou que apenas 31% dos britânicos optavam por Charles, enquanto 42% preferiam William.

Em 2015, Elizabeth II poderá bater o recorde no reinado, completando 63 anos desde que assumiu o trono, em 52. (Com Opera Mundi)

Comentários