Kokurki: Ovos cozidos em massa - uma delicadeza tradicional da Páscoa russa

                                                
Kokurki é um prato que é fácil de fazer e ainda mais fácil de armazenar. Esta receita irá mostrar-lhe como manter os ovos cozidos frescos por uma semana sem conservantes.

Volgan kokurki - que são como pequenas tortas feitas com massa de centeio - apareceu pela primeira vez na Rússia medieval após a adoção do cristianismo. A tradição de fazer kokurki está intimamente ligada à Páscoa. Depois do feriado, uma família costumava ter alguns ovos pintados que não comiam durante as celebrações. 

Para não desperdiçar a comida preciosa, as donas de casa assaram kokurki, embrulhando ovos cozidos em uma "casca" de massa de centeio. Dessa forma, o ovo dentro da massa ficou fresco por uma semana, se não mais; além disso, graças às qualidades particulares da farinha de centeio, o kokurki não se tornou duro ou mofado. Por esta razão, tornou-se um alimento básico que as pessoas faziam em longas jornadas. Além disso, kokurki foram tradicionalmente servidos com sopa .

Há uma história kokurki que remonta ao passado imperial da Rússia - Valentin Pikul conta em seu livro Word and Deed . Durante o reinado da imperatriz Anna Ioannovna, quando o jovem governante havia acabado de subir ao trono, aconteceu que os militares não recebiam seus salários há muito tempo. E depois de mais uma discussão com o marido, a mulher do capitão, Ulita Demianovna Apukhtina, decidiu ir prestar seus respeitos à Imperatriz e implorar a ela que pagasse ao capitão seu salário.

Para marcar uma reunião com a imperatriz, Ulita Demianovna foi visitar sua parente distante, Anna Fedorovna Yushkova, que era a favorita de Anna Ioannovna. E além de outros presentes, ela levou kokurki caseiro com elapara tratar seu benfeitor. É claro, Yushkova comentou com a esposa do capitão que ela havia parado de comer comida tão simples há muito tempo - mas não recusou o tratamento e marcou uma reunião com a imperatriz. Por que não tentar cozinhar você mesmo?

Ingredientes:

6 ovos cozidos
600g de farinha de centeio
200g de creme azedo
50g de água
Sal a gosto
30g de manteiga

Cozinhando: 

Cozinhe os ovos.
Dilua o creme azedo com a água e adicione sal.
Misture com a farinha de centeio e amassar em uma massa grossa.
Descasque os ovos cozidos e deixe esfriar.
Divida a massa em seis partes iguais e role em folhas finas de 3 a 5 mm de espessura.
Enrole os ovos cozidos na massa como se fosse um saco pequeno
Asse em 180 ℃ por 20-25 minutos.
Escove o kokurki , quando estiver pronto, com manteiga.
Apreciar.

(Com Russia Beyond)

Comentários