No Memorial da Resistência , debate sobre o livro recém lançado “Cativeiro sem Fim”

                                                          
No segundo Sábado Resistente do ano, no próximo dia 27 de abril, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política realizará um  debate sobre o livro “Cativeiro sem fim” com o autor do livro e dois importantes convidados

O evento terá início às 14h no Auditório Vitae (5º andar- Rua General Osório 66 – Luz)

O livro apresenta uma pesquisa inédita realizada pelo autor , Eduardo Reina, a respeito de crianças e adolescentes que foram sequestrados durante a ditadura militar.

"A partir de extensa investigação realizada por anos, o autor descobriu 19 casos de sequestro de filhos de militantes de esquerda ou de pessoas contrárias ao regime ditatorial – 11 ligados diretamente à Guerrilha do Araguaia e outros oito no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Paraná e no Mato Grosso.

Estas crianças foram entregues a famílias de militares e a pessoas ligadas aos órgãos de repressão sendo que algumas ainda procuram seus pais biológicos, e outras continuam desaparecidas, mas seus familiares contam suas histórias.

A investigação contou com a ajuda de militares, funcionários públicos, funcionários de instituições e de cartórios, e , durante o evento, ouviremos do autor como foi o processo de descobrimento deste fato inédito que aproxima, mais uma vez, a ditadura brasileira às da Argentina e Chile, que tiveram ações similares e que são hoje reconhecidas hoje em todo o mundo".

PROGRAMAÇÃO

14h – Boas vindas – Marilia Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo) 
14h – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14:30 – Debate com

José Genoino – Nascido no Ceará, foi líder estudantil, ingressando em 1968, aos 22 anos, no Partido Comunista do Brasil (PC do B). Em 1972, é preso por participar da Guerrilha do Araguaia passando cinco anos preso em São Paulo. Depois de anistiado em 1970, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) , por quem é eleito deputado federal em 1982, sendo reeleito sucessivamente em 1986, 1990, 1994 e 1998.

Rogério Sottili - Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é o atual diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog . Ex- secretário na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. 

Teve ainda importante atuação no Governo Federal havendo sido secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República e secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, onde coordenou a construção do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo 
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990 | faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br 
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa 
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335-4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br


NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 141 • São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801



Comentários