Um gosto de conflito: A política da comida em Jerusalém (Eu adorei o humus. José Carlos Alexandre)


Em uma cidade antiga dilacerada pelo conflito moderno, a comida pode ajudar a superar as divisões políticas e religiosas?

A antiga cidade de Jerusalém é sagrada para três diferentes religiões: para os judeus, é o local de seu primeiro templo sagrado; para os cristãos, é a cena da morte e ressurreição de Jesus Cristo; e para os muçulmanos é o local da ascensão do profeta Maomé  ao céu.

Um local de grande significado histórico e religioso, esta bela cidade também é trágica - disputada há séculos e cobiçada por milhões de pessoas que nunca pisaram nela. Está no centro do conflito israelense-palestino em curso e aparentemente insolúvel e tudo o que é ofuscado pela política.

A cidade antiga de Jerusalém cativa com seus movimentados mercados e sua vibrante vida nas ruas, mas dentro de suas muralhas, as tensões nunca estão longe da superfície. A história é uma dimensão do presente e há pouca unidade a ser encontrada em uma cidade que os palestinos consideram como seu capital ocupado.

Na luta pela alma de uma cidade, mesmo a comida - um marcador de identidade, uma expressão de história, cultura e valores - desempenha um papel, e as raízes de certos alimentos são ferozmente debatidas.

Para os palestinos, negado um estado e com uma identidade nacional que é constantemente minada, a comida desempenha um papel ainda maior na definição de quem eles são.

Quase metade dos judeus israelenses vêm de origens do Oriente Médio, onde seus pais e avós viviam ao lado de árabes em países como o Iraque, Iêmen e Marrocos. Muitos pratos são um lembrete da história e cultura compartilhadas de árabes e judeus - algo facilmente esquecido nas políticas divididas de hoje. 

Em uma cidade onde israelenses e palestinos atribuem grande significado e simbolismo à comida - seja religiosa, política ou ambas -, visitamos um lugar único, o eucalipto, que é de propriedade conjunta de palestinos e israelenses.

Lá, nós experimentamos pratos feitos por um judeu israelense, um muçulmano palestino, um armênio e um cristão palestino que, como "chefes da paz", cozinham juntos para superar divisões políticas e religiosas. Convencidos de que a ignorância sobre o outro está no centro do conflito, os chefs tentam educar as pessoas sobre a história, as tradições e a cultura dos outros através de alimentos. 

( Com a Al Jazeera)

Comentários