Para download: NECROPOLÍTICA, de Achille Mbembe


      Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte


 Necropolítica
Autor Achille Mbembe
Ano 2018 | 1ª edição
Nº de páginas 80 

                                                                         


"Neste ensaio, propus que as formas contemporâneas que subjugam a vida ao poder da morte (necropolítica) reconfiguram profundamente as relações entre resistência, sacrifício e terror. Tentei demonstrar que a noção de biopoder é insuficiente para dar conta das formas contemporâneas de submissão da vida ao poder da morte.

Além disso, propus a noção de necropolítica e de necropoder para dar conta das várias maneiras pelas quais, em nosso mundo contemporâneo, as armas de fogo são dispostas com o objetivo de provocar a destruição máxima de pessoas e criar “mundos de morte”, formas únicas e novas de existência social, nas quais vastas populações são submetidas a condições de vida que lhes conferem o estatuto de “mortos-vivos”.

Sublinhei igualmente algumas das topografias recalcadas de crueldade (plantation e colônia, em particular) e sugeri que o necropoder embaralha as fronteiras entre resistência e suicídio, sacrifício e redenção, mártir e liberdade." [Achille Mbembe]

                                                                

Achille Mbembe é considerado um dos mais agudos pensadores da atualidade. Leitor de Fanon e Foucault, com notável erudição histórica, filosófica e literária, vira do avesso os consensos sobre a escravidão, a descolonização e a negritude.

É um dos poucos teóricos que consegue pensar o contexto mundial contemporâneo a partir da provincialização da Europa. Nascido nos Camarões, é professor de História e Ciências Políticas na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, bem como na Duke University, nos Estados Unidos. É autor, entre outros, de Crítica da razão negra, De la postcolonie, Sortir de la grande nuit e Politiques de l´inimitié.


LINK PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/file/d/1emAin1LlPk4h3P6dJTF7qbSzWnnnNdT8/view?fbclid=IwAR1l-WDL7-ZiNlqKvW7lBoDp7TqbBGbhp4tTPJG7yXmZcGAqsidGCT9FYJAhttps://drive.google.com/file/d/1emAin1LlPk4h3P6dJTF7qbSzWnnnNdT8/view?fbclid=IwAR1l-WDL7-ZiNlqKvW7lBoDp7TqbBGbhp4tTPJG7yXmZcGAqsidGCT9FYJA


Comentários